Capacitação

Empreendedores aprovam I Conferência Anual das Micro e Pequenas Empresas

O evento teve três palestras e reuniu 57 participantes
Foto: Márcia Leal/PMCI

Micro e pequenos empreendedores participaram, nesta terça-feira (5), da I Conferência Anual das Micro e Pequenas e Empresas, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro.

O evento foi realizado no cerimonial Bom Gosto, no bairro Paraíso, e reuniu 57 participantes, entre empreendedores, empresários, líderes empresariais e representantes do poder público municipal e estadual. Além disso, a capacitação também foi transmitida pela internet.

Agnaldo Rodrigues, de 47 anos, trabalha com bolos e doces e aprovou a Conferência. “Decidi participar, pois cada palestra ensina algo de valor e, com isso, podemos aplicar nos negócios. A expectativa é boa para que todo conhecimento adquirido aqui traga bons frutos”, afirma.

“A conferência foi excelente, precisamos de mais eventos como esse. Tudo que é inovação, que ajuda a crescer e entender melhor o mercado, é importante. Já consigo perceber uma melhora da economia, então, precisamos sempre buscar aprender coisas novas. Gostei muito de participar e de todas as palestras com especialistas”, avalia Valquíria Carvalho, de 48 anos, que possui uma loja de roupas.

Os participantes foram recebidos com café da manhã e puderam assistir a três palestras comandadas por profissionais da área.

A primeira palestra abordou o tema “Empreendedorismo e suas oportunidades”, com Fabrício Chiqueto, gerente de Emprego e Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Fabrício é psicólogo organizacional, master coach e especialista em desenvolvimento humano e empresarial.

A segunda palestra foi sobre “Boas razões para investir no marketing digital”, sendo comandada por Daniela Burkhardda, sócia da empresa NBX Treinamentos LTDA, especialista em Marketing e Gestão de Redes Sociais com foco em vendas, consultora e instrutora credenciada Sebrae-ES.

Por fim, os empreendedores assistiram à palestra “Empreendedorismo e Sucesso com a PNL”, com Simone Castanheira Passos – executiva da Casulo Humano Treinamentos, formada em Gestão Empresarial, pós-graduada em Marketing e Comunicação Empresarial, master em Programação Neurolinguística e coach de vendas.

“A Conferência anual é essencial, porque promove um ambiente de negócios em que os empreendedores individuais, micro e pequenas empresas têm a oportunidade de trocar informações, compartilhar conhecimento e assistir a palestras de alto nível, que contribuem para melhorar a gestão e os resultados econômicos para seus negócios. Por esses motivos, damos total apoio aos empreendedores nesse momento de retomada da economia”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

“Ampliar o relacionamento com profissionais da mesma área e adquirir novos conhecimentos são ações importantes. A Conferência proporcionou tudo isso para os participantes, principalmente, porque muitas pessoas se reinventaram durante a pandemia e se encontraram no empreendedorismo para tentar administrar melhor os efeitos econômicos”, afirma o prefeito Victor Coelho.