Auxílio financeiro

Enchente: 1.242 famílias já receberam o Cartão Reconstrução

Nesta quinta (23), a Semdes entregou o benefício a 109 pessoas
Foto: Márcia Leal /PMCI

Em Cachoeiro, 1.242 famílias que tiveram imóveis atingidos pela enchente de janeiro já foram contempladas com o Cartão Reconstrução. Cento e nove receberam o benefício nesta quinta-feira (23), em entrega feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no pavilhão da Ilha da Luz.

O auxílio financeiro, no valor de R$ 3 mil, está sendo concedido pelo governo estadual para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único de programas sociais, que comprovaram, com laudos da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, terem sido vítimas da inundação do Rio Itapemirim.

O cadastro dos beneficiários no programa foi feito, até junho, pela Semdes, que realizou um total de 1.624 inscrições.

O benefício poder ser usado para compra de material de construção para reformas, eletrodomésticos, móveis ou outros utensílios que foram perdidos ou danificados pela chuva. O beneficiário tem seis meses, a contar da data de retirada do cartão, para utilizar o valor liberado.

“Eu moro sozinho, tenho problemas de saúde. Perdi todas as minhas coisas na enchente e agora vou reconstruir uma nova vida. Estou muito feliz em receber esse auxílio, agradeço a Deus e à prefeitura por me ajudar a ter acesso ao cartão”, disse Adailton da Silva, que recebeu o cartão nesta quinta-feira.

A entrega dos cartões é feita, gradualmente, desde abril, de acordo com a liberação das remessas pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Com os cartões entregues em Cachoeiro, até agora, foram liberados R$ 3,7 milhões.

“Estamos quase concluindo a entrega desse benefício, que está sendo fundamental para essas famílias recuperarem prejuízos que tiveram. Associado a isso, temos uma injeção de recursos no comércio local, em um momento difícil para as atividades econômicas, gerado pela pandemia”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Prevenção ao coronavírus

Todas as medidas preventivas relacionadas ao coronavírus são adotadas pela Semdes para as entregas, como a utilização obrigatória de máscara, manutenção do distanciamento mínimo e fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos.