Ajuda

Enchente: Prefeitura monta central de recolhimento de móveis para doação

Itens podem ser entregues das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Ilha da Luz
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro estabeleceu, na Ilha da Luz, uma central de recolhimento de móveis, que serão destinados às vítimas afetadas pela enchente do último fim de semana.

Móveis em geral, eletrodomésticos e utensílios para casa em condições de uso podem ser entregues no local, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. As doações serão recebidas e abrigadas no prédio da creche desativada.

Os que quiserem doar itens usados, mas que não tiverem como levar ao local de entrega, podem entrar em contato com a Semdes (telefone 3522-2212) e uma equipe irá à casa do doador para pegar o objeto.

Para aqueles que desejarem doar móveis novos, a Semdes recomenda que o doador efetue a compra no estabelecimento de preferência e oriente para que seja entregue na Ilha.

Já aqueles que preferirem entregar a doação, diretamente, para a família devem entrar em contato com a secretaria, que fornecerá o endereço.

“Essa tragédia trouxe muitos transtornos e perdas para centenas de famílias. Muitas perderam tudo. Com ações como essa, de parceria com a sociedade cachoeirense, que é sempre muito solidária, conseguimos proporcionar-lhes algum conforto nesse momento de desolação, uma ajuda no recomeço”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social do município, Maria Aparecida Stulzer.

Cadastramento de vítimas

As pessoas afetadas pela enchente em Cachoeiro devem procurar a escola ”Zilma Coelho Pinto”, localizada no bairro Ferroviários, para fazer o cadastramento. A Semdes está no local com equipe de assistentes socais e psicólogos, para coletar informações e garantir amparo às vítimas. É importante apresentar documentos pessoais, caso não tenham sido perdidos.

Doações

Na unidade escolar também estão sendo recebidos donativos diversos. Os itens mais necessários, no entanto, são material de limpeza e de higiene, roupa de cama, roupa de bebê, roupa íntima feminina nova, absorvente, colchão, travesseiro, leite e alimentos. As doações podem ser feitas das 9h às 17h. Roupas (masculinas e femininas) não são mais aceitas, devido à grande quantidade já acumulada.

Além disso, é possível fazer doações em dinheiro. Para isso, a Prefeitura disponibilizou uma conta bancária, para aqueles que quiserem contribuir, dessa forma, para a reconstrução do município. Confira os dados da conta bancária:

Banco: Banestes
Agência: 0115