Retomada da economia

Encontro na Acisci debate novas regras para realização de eventos em Cachoeiro

Representantes do setor de eventos participaram da reunião
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na tarde desta quinta-feira (30), foi realizado, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), o encontro de apresentação do novo regulamento sobre Covid-19 para o segmento de eventos. A reunião também pôde ser acompanhada de forma remota, por videoconferência.

Durante o encontro, que contou com a participação de agentes da administração pública e de representantes do setor de organização de eventos, foi apresentado o decreto municipal 30.944/2021, que autoriza a realização de eventos sociais com público de até 600 convidados – em caso de risco baixo para Covid-19 – e até 300 pessoas, em caso de risco moderado.

O decreto também estabelece a exigência de apresentação do comprovante de vacinação (primeira dose ou vacina de dose única) ou resultado negativo em teste de Covid-19 realizado com 48 horas de antecedência, em caso de evento para mais de 300 pessoas.

Publicado no último dia 21 de setembro, o decreto adequa-se às novas normas do governo estadual, e pode ser acessado, na íntegra, no Diário Oficial.

Presente na reunião, o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, fez um balanço das ações de combate à Covid-19, e destacou a importância da realização de eventos de forma segura:

“É muito importante que o cidadão, ao frequentar um ambiente com grande concentração de pessoas, sinta-se seguro e também contribua para a segurança do local. Com isso, é fundamental que os regramentos sejam seguidos, para podermos continuar com a redução da transmissão da doença ao passo que avançamos na vacinação”, afirmou.

Aplicativo Passaporte Covid-19

Durante a reunião, a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI) da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, realizou a apresentação do aplicativo Passaporte Covid-19, que facilitará a comprovação da situação do esquema vacinal do cidadão.

Para utilizá-lo, o cidadão deverá efetuar o download na loja de aplicativos de seu smartphone, e realizar o cadastro de seus dados pessoais. Após o registro de suas informações, o usuário poderá fazer o envio de sua Carteira Digital de Vacinação – emitida pela plataforma virtual ConectSUS do Ministério da Saúde –, e de resultados de testes de Covid-19 recentemente realizados.

Para comprovar a situação de seu esquema vacinal, o usuário deverá abrir o aplicativo e mostrar, na entrada do evento, os dados informados na tela principal.

“Estamos construindo, em parceria com outras secretarias e junto ao setor, as melhores alternativas para voltarmos com a realização de eventos com segurança. Esse aplicativo foi pensado para auxiliar o cidadão no momento de comprovar sua situação de imunização, e facilitar fiscalização por parte do município”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

A utilização do aplicativo como forma de comprovação é facultativa, e o cidadão ainda terá a opção de mostrar a versão impressa de sua carteira de vacinação ou de testes de Covid-19, juntamente de um documento de identificação pessoal.

O Passaporte Covid-19 estará disponível, em breve, para Android e IOS/Iphone.