Notícias

Na última quarta (7)

Encontro sobre transparência pública reuniu sociedade civil e especialistas na área

Evento aconteceu no auditório da OAB de Cachoeiro
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Na noite da última quarta-feira (7), a Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com o Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção, promoveu um evento sobre transparência, controle e participação social na gestão pública.

O encontro, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizado no bairro Independência, foi direcionada à sociedade civil e contou com a presença de representantes de entidades das esferas municipal, estadual e federal.

Dentro da temática principal do evento, foram abordados assuntos como a importância da transparência para o exercício da democracia e os desafios da gestão pública para acompanhar os avanços tecnológicos e utilizá-los para fornecer à população atendimentos mais qualitativos, modernos e eficazes.

Além disso, os participantes também discorreram sobre a importância dos controles interno, externo e social na fiscalização e monitoramento das ações públicas.

Na ocasião, estiveram presentes os palestrantes: Edmar Camata, da Secretaria de Estado de Controle e Transparência; Adila Damiani, da Transparência Capixaba; Kédyma Marques, da Controladoria Geral do Município; Leonardo Fellipe, do Tribunal de Contas da União; Keila Campos, Controladoria Geral do Município, Firmino Araújo, líder comunitário; e Sebastião Hora, da OAB.

“O evento foi de grandes aprendizados, com a participação de órgãos públicos de controle e o controle social. Apesar de atuações diferentes na sociedade (gestores públicos, ONG, associação comunitária e OAB), os painelistas encontraram o ponto de convergência, que é a importância da participação popular na gestão pública, uma vez que a transparência pública é o que protege os governos da corrupção”, afirmou Adila Damiani, da Transparência Capixaba.

“A realização deste evento foi resultado de um trabalho de colaboração dos nossos servidores, dos palestrantes, dos parceiros e principalmente dos participantes que se propuseram a entenderam a importância de trabalharmos juntos para melhorar cada dia mais a gestão pública e combater à corrupção. Continuaremos trabalhando para que a população tenha cada vez mais acesso à informações de qualidade que facilitem o exercício da cidadania e o controle social”, destacou a coordenadora executiva de Controle e Transparência da Prefeitura de Cachoeiro, Kédyma Marques.

Os materiais apresentados pelos palestrantes estão disponíveis no Portal da Transparência, no bloco “Educação Cidadã” e podem ser acessados por meio do endereço eletrônico www.cachoeiro.es.gov.br/materiaiseducacaocidada.