Encontro reúne alunos de 15 grêmios estudantis da rede municipal

Na ocasião, que reuniu cerca de 50 estudantes, foi abordado o tema Democracia e Cidadania Participativa

No último dia 29, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) promoveu no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários, o II Encontro de Grêmios Estudantis.

O evento reuniu cerca de 50 alunos de 15 escolas municipais: “Anacleto Ramos”, “Anísio Vieira de Almeida Ramos”, “Galdino Theodoro da Silva”, “Jácomo Silotti”, “Jenny Guárdia”, “Luiz Marques Pinto”, “Luiz Semprini”, “Maria das Dores Pinheiro do Amaral”, “Monteiro Lobato”, “Prof. Deusdedit Baptista”, “Prof. Florisbelo Neves”, “Prof. Pedro Estellita Herkenhoff”, “Prof. Valdy Freitas”, “Profª. Gércia Ferreira Guimarães” e “São Vicente”.

Todas essas unidades de ensino contam, hoje, com seus próprios grêmios, dos quais os participantes do encontro são membros.

Na ocasião, os estudantes foram envolvidos em uma oficina, permeada por atividades diversas, com o tema “Democracia e Cidadania Participativa”.

“A partir dessa temática, foi proposta uma dinâmica em que se pôde analisar as qualidades e as fragilidades dos membros dos grêmios, para que, uma vez avaliados, esses grupos possam ser fortalecidos”, explica a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, ao adiantar que o próximo encontro, cuja data ainda será definida, vai orientar sobre o processo de formação das comissões para as próximas eleições dos grêmios, previstas para agosto.

Protagonismo

Nas atividades relacionadas aos grêmios estudantis, os alunos têm a oportunidade de serem protagonistas dentro das suas escolas e do seu entorno, exercendo desde já o papel de cidadãos e absorvendo a consciência da importância de uma postura crítica e ativa perante a sociedade.