Cachoeiro de Memórias

Entrevista com Dona Isolina será exibida pela Semcult nesta quinta (18)

Mestra da cultura popular, ela foi reconhecida como patrimônio vivo de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) exibe, nesta quinta-feira (18), o terceiro vídeo do projeto Cachoeiro de Memórias, às 16h, em seu canal do Youtube. É uma entrevista com Niecina Ferreira de Paula Silva, importante representante da cultura popular do município, mais conhecida como Dona Isolina.

Mestra de bate flechas, caxambu e líder espiritual, Isolina foi reconhecida como patrimônio vivo de Cachoeiro através da Lei Mestre João Inácio, em 2010.

Na entrevista, o público poderá conhecer um pouco mais da sua história. Nascida em Anutiba, distrito de Alegre, Isolina acompanhava sua mãe na casa de oração em dias de festas religiosas. Aos 19 anos, assumiu, definitivamente, a função de mestra do grupo de Bate Flechas de São Sebastião, trabalho que exerce há mais de 40 anos no bairro Zumbi. As 66 anos, é uma atuante liderança comunitária da região. A publicação do vídeo também é uma homenagem ao Mês da Mulher.

Cachoeiro de Memórias

O projeto Cachoeiro de Memórias visa resgatar parte da história do município, através de registros audiovisuais, em formato de entrevistas, com personalidades locais.

A Semcult já publicou no canal, também, entrevistas com outros dois grande nomes da cultura popular cachoeirense: Canuta Caetano e Maria Laurinda Adão.

Para as próximas semanas, sempre às quintas-feiras, está sendo programada a publicação de vídeos sobre os centros culturais da cidade, turismo, apresentações artísticas, atividades da Semcult e mais entrevistas do acervo do Cachoeiro de Memórias.