Equipamento monitora vazão do Rio Itapemirim

Recurso tecnológico é fruto de parceria da prefeitura com Cemaden

Cachoeiro agora conta uma régua eletrônica para captar dados sobre a vazão do rio Itapemirim. O equipamento foi instalado neste mês na ponte de pedestre Rosalina Depoli, no Guandu, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Antonio Rizzo, as informações obtidas pelo novo aparelho serão enviadas diretamente aos computadores do Cemaden.

“Assim, a vazão do rio será monitorada com extrema precisão, o que será essencial para identificarmos mais cedo possíveis situações de risco e tomarmos as devidas providências. Esses dados também estarão acessíveis às Defesas Civis estadual e nacional”, explicou Rizzo.

Com a instalação da régua eletrônica, o município – com o apoio do Cemaden – cumpre sua política de prevenção a catástrofes naturais em Cachoeiro, por meio da qual foram realizadas diversas ações, como implantação de pluviômetros e, além disso, investimento em obras para aumento e melhoria da rede de drenagem, mapeamento de áreas de risco e organização e capacitação da Defesa Civil Municipal e da comunidade para prevenção e atendimento em caso de desastres.