Equipe da Defesa Civil de Cachoeiro participa de ciclo de cursos

Conteúdos são voltados ao aprimoramento das ações preventivas e de resposta a desastres naturais
Foto: Divulgação/PMCI

A equipe da Defesa Civil de Cachoeiro iniciou, nesta semana, sua participação em um ciclo de cursos on-line oferecidos pelo governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Serão, até julho, nove módulos com conteúdos voltados à atualização e ao aprimoramento das ações preventivas e de resposta a desastres naturais. O primeiro deles, sobre “Noções básicas e proteção em Defesa Civil”, foi realizado nestas terça (23) e quarta (24).

Também estão na grade da capacitação: “Curso de avaliação de Risco Estrutural e Segurança de Barragens”; “Curso de avaliação de risco geológico”; “Curso de captação de recursos para ações de prevenção e reconstrução”; “Decretação de situação de emergência”; “Elaboração e inserção do plano de Contingência no SZID”; “Gerenciamento de Abrigo Temporário”; “Captação de Recursos para Ações de Resposta” e “Sistema em Comando de Operações”.

Outras coordenadorias de Defesa Civil, inclusive de fora do Estado, participam do treinamento.

“Todas essas capacitações abordarão temas centrais para a nossa atividade, em especial, os de avaliação de riscos, segurança estrutural e captação de recursos. Os cursos de qualificação são fundamentais no processo de melhoria contínua dos nossos serviços e fazem com que estejamos mais preparados para atuar em quaisquer situações de risco no nosso município”, avalia o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Silva de Miranda.