Por telefone

Equipes concluem agendamento de vacinação em menos de três horas

Em menos de três horas, na manhã deste sábado (10), as unidades básicas de saúde (UBS) de Cachoeiro concluíram o agendamento telefônico para vacinação de pessoas de 60 a 64 anos contra covid-19.

Foram disponibilizadas 3.125 vagas, número que corresponde às doses que o município recebeu, nesta sexta-feira (9), para iniciar a imunização desse grupo prioritário, sendo suficiente para cobertura de 30% da população nessa faixa etária. A vacinação ocorrerá nesta segunda-feira (12), para quem conseguiu agendar horário.

Embora o agendamento seja feito apenas por telefone, para evitar aglomerações, moradores foram a algumas unidades para tentar a marcação presencial. Em pelo menos duas UBS, foram registrados transtornos, com relatos de desrespeito às equipes de plantão.

“Em alguns casos, tivemos que recorrer à Guarda Civil Municipal, para que nossos colaboradores se sentissem mais protegidos. É importante que a população colabore e respeite os trabalhadores e profissionais da saúde, que estão empenhados, há mais de um ano, na luta contra a Covid-19”, disse o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O secretário esclarece que as doses da vacina estão chegando de modo gradativo ao município, de acordo com os repasses feitos pelo governo estadual e com a disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde.

“Temos trabalhado com estratégias e cronogramas para atender os grupos prioritários da maneira mais dinâmica possível, mas dependemos dessa disponibilidade de doses. Por isso, pedimos a compreensão de todos que ainda não conseguiram agendar a imunização. Em breve, novas vacinas chegarão e todos serão atendidos”, frisa.

Crime

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime, conforme previsto no artigo 331 do Código Penal.