Notícias

Equipes de saúde promovem ações com foco na prevenção do suicídio

Na unidade de saúde do Parque Laranjeiras, esta segunda (9) foi de palestra sobre saúde mental

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizaram uma palestra sobre saúde mental na unidade básica de saúde do bairro Parque Laranjeiras, nesta segunda-feira (9). A atividade integra a programação que a Secretaria de Saúde de Cachoeiro organizou para promoção da campanha Setembro Amarelo, que tem foco na prevenção do suicídio.

Pacientes que aguardavam atendimento no local, pela manhã, receberam orientações de profissionais das áreas de educação física, nutrição e psicologia.

“Foi uma ação muito rica em relação ao conhecimento, pois as três profissionais do Nasf falaram, de acordo com a visão de cada categoria, o que é necessário fazer para se manter uma saúde mental adequada. Os pacientes foram estimulados a adotar hábitos alimentares favoráveis, fazer exercícios físicos e a cuidar bem da mente. Foi uma atividade bem interativa, em que as pessoas puderam esclarecer suas dúvidas”, afirma a gerente de Políticas de Saúde, Marusca Mesquita.

As ações preventivas seguem em várias unidades de saúde, ao longo deste mês, buscando chamar a atenção das comunidades para os fatores de risco do suicídio e formas de apoio a quem apresenta comportamento suicída.

Nesta quarta-feira (11), por exemplo, a do bairro Vila Rica realizará palestra sobre “Depressão, Ansiedade e Suicídio”, às 13h. Já a equipe da unidade do Paraíso vai levar aos idosos atendidos no Centro de Convivência Vovó Matilde, na sexta (13), às 7h, orientações sobre cuidados com a depressão e a ansiedade.

Também na sexta, haverá uma ação na Praça Jerônimo Monteiro, Centro. Será das 7h às 12h, com uma série de serviços gratuitos, com foco em saúde mental e atenção psicossocial.

As atividades na rede de saúde começaram na semana passada e incluem, ainda, orientações, panfletagens, palestras, conversas com profissionais da área e dinâmicas para alertar para o problema, que tem números alarmantes. Segundo o site oficial da campanha Setembro Amarelo, todos os anos, o Brasil registra 12 mil suicídios. O mundo, 1 milhão.