Notícias

Formação

Equipes gestoras de escolas municipais de tempo integral aprimoram práticas

Neste ano, unidades de tempo integral para ensino fundamental passaram a ser sete
Foto: Divulgação/PMCI

As equipes gestoras das escolas municipais de tempo integral de Cachoeiro de Itapemirim participaram, nesta semana, de novas atividades de formação desenvolvidas pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), idealizador da metodologia “Escola da Escolha”, aplicada nessas unidades.

Na terça (15), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foram repassadas orientações para os pedagogos, incluindo os que estão atuando como articuladores de aprendizagem, quanto às atribuições específicas inerentes às suas funções.

Já nesta quarta (16), no Centro Integrado de Atividades Educacionais, foi realizada reunião formativa sobre Plano de Ação e Agenda Trimestral para as equipes gestoras.

Neste ano, o número de escolas da rede municipal que oferecem tempo integral para alunos do ensino fundamental foi ampliado para sete. São elas “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite; “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.

Adotado em diversos estados brasileiros e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional, o modelo de “Escola da Escolha” é uma proposta centrada no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes do ensino fundamental. Além das matérias do currículo convencional, os alunos – que são atendidos em horário estendido, das 7h30 às 16h30 – têm liberdade para optar por disciplinas eletivas.

“Os encontros formativos possibilitam a ampliação de conhecimento entre os servidores, para que ofereçam aos nossos estudantes, através do modelo, não somente uma formação de excelência, mas, também, a ampliação das referências sobre valores e ideais do estudante e o apoio no enfrentamento dos imensos desafios do mundo contemporâneo”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.