Escadaria no bairro Zumbi terá decoração após estrutura recuperada

A recuperação estrutural da escadaria Nicácio Raimundo Moreira, que liga a avenida Aristides Campos ao bairro Zumbi, está em fase de finalização. O acesso à escadaria já é permitido, faltando apenas a construção de um muro de contenção, no que diz respeito à parte de estrutura. Terminada essa etapa, o próximo passo será a revitalização arquitetônica e urbanística.

Entre as intervenções decorativas está a inserção de pastilhas de cerâmica coloridas nos espaços verticais entre os degraus, seguindo projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).Também serão analisadas possíveis melhorias em jardinagem no entorno do local.

O trabalho na escadaria é realizado com equipe própria da Secretaria Municipal de Obras (Semo), e teve início ali com melhorias nos pilares. A base das vigas estava danificada e conta agora com mais vergalhões, além das novas colunas com ferragem e cimento armado. Os corrimões têm nova tubulação e pequenos pilares de proteção. Também a calçada das proximidades da escadaria na avenida foi pavimentada com concreto.

A revitalização da escadaria  Nicácio Raimundo Moreira é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro Zumbi, por ser a principal via de conexão com uma das avenidas mais acessadas do município.

“É uma obra de realização complexa, devido à topografia da região, mas nós estamos conseguindo não apenas tornar o trânsito de pedestres na escadaria possível, como também a prefeitura está investindo no embelezamento desse local, tornando a cidade mais humana”, destaca o secretário municipal de Obras, José Santiago de Lima.