Escola da Escolha é tema de painel sobre educação na terça-feira (12)

A metodologia foi implantada na rede municipal, neste ano, e contempla as escolas Athayr Cagnin (foto) e Julieta Deps Tallon

Na próxima terça-feira (12), a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) e o Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) vão promover, no auditório do Bristol Easy Hotel, a partir das 9h30, o evento Painel sobre Educação, com palestra de Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

A entidade é responsável pela criação da metodologia Escola da Escolha, que já funciona em mais de 1,3 mil escolas do país e que, neste ano letivo, foi implantada na rede municipal de ensino, nas escolas Athayr Cagnin (do bairro Abelardo Machado) e Julieta Deps Tallon (do Zumbi), que contam, ao todo, com 500 alunos matriculados.

O público-alvo do encontro são empresários, profissionais atuantes no sistema de tempo integral da Seme (equipe de implementação e gestores), membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal e pedagogos.

“Numa abordagem clara e objetiva, o palestrante proporcionará aos participantes uma visão da educação do país, bem como os rumos que devemos percorrer, nesse processo de mudança”, explica Cristina Lens, secretária de Educação de Cachoeiro, ao sinalizar, para 2020, a inclusão de mais duas unidades de ensino no projeto.

O evento terá, também, a presença do prefeito Victor Coelho, do presidente do Messes, Luiz Carlos Nemer, e do diretor-presidente do ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe. A metodologia foi viabilizada em Cachoeiro por meio de parceira do município com ambas as instituições privadas, cujas lideranças estarão presentes no encontro. Depois da palestra, haverá visita à escola Athayr Cagnin.

Como funciona a metodologia

Os 500 alunos das duas unidades de ensino  inicialmente contempladas pela Escola da Escolha são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30.  Além das matérias do currículo convencional, eles podem optar por disciplinas eletivas.

De caráter essencialmente prático, essas disciplinas serão semestrais (cursadas em duas aulas sequenciadas por semana) e integrarão mais de um componente curricular. Os estudantes as escolherão a partir de um ‘cardápio’ de temas propostos por eles próprios e por professores.

O encerramento de cada semestre se dará por meio das chamadas culminâncias, atividades nas quais será apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nessas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.

Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, as disciplinas eletivas vão ganhar nomes criativos e atrativos.