Escola do Servidor realizou palestra sobre políticas públicas

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) de Cachoeiro realizou, através da Escola do Servidor, uma palestra sobre políticas públicas, que aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (Acisci), na manhã de sexta-feira (26).

O evento contou com a participação de gestores representantes de diversas secretarias municipais, que puderam aprimorar os conhecimentos específicos sobre a temática, a fim de executá-los com mais eficiência.

A palestrante foi a professora universitária e diretora da empresa Ágora Assessoria em Educação e Políticas Públicas, Sílvia Carla do Nascimento Dezan.

“Um dos grandes objetivos dessa conversa de hoje era que os participantes fossem incentivados a levar esses conhecimentos para suas áreas, para que as políticas públicas sejam, efetivamente, cumpridas”, avalia a professora. Ela ainda reforça sobre a relevância da aplicação dessas medidas na sociedade. “Os servidores públicos precisam trabalhar de modo que a comunidade visualize esse esforço. Ampliar o saber sobre políticas públicas auxilia na melhoria de trabalho de cada setor”, finalizou.

Para o secretário de Administração do município, Cláudio Mello, a palestra serviu como incentivo para que os gestores pudessem obter novos conhecimentos em busca de uma melhor aplicabilidade em cada área. “Nós desejamos, como servidores, atender a cidade de Cachoeiro, cada vez melhor, por isso é imprescindível saber mais sobre as políticas públicas, para que possamos executá-las de maneira eficiente, eficaz e organizada”, frisa.

Já o gerente da Escola do Servidor, Maylon Rody, relata o esforço de promover para os servidores públicos, capacitações e aprendizagens que possam aperfeiçoá-los. “A Escola do Servidor tem trabalhado constantemente para capacitar os colaboradores. Oferecer essas capacitações e trabalhar uma temática como essa faz com que os servidores e gestores aperfeiçoem planejamento e organização. Foi um evento foi muito proveitoso”, declara.

Gestores aprovaram o tema

A escolha da temática da palestra agradou os gestores, que, no decorrer do evento, se mostraram participativos.

Como é o caso de uma das representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a gerente de Programas de Saúde, Marusca Mesquita, que garante a necessidade de maior conhecimento sobre políticas públicas para melhoramento da qualidade e da eficácia dos trabalhos.

“Quando as estratégias instituídas são fundamentadas no conhecimento e no estudo, estas se tornam destaque na gestão e refletem diretamente no serviço prestado ao usuário e munícipe. Portanto, eventos como este são de grande aproveitamento para todos os que pretendem desenvolver uma assistência de qualidade à nossa população”, salienta.

“O tema é extramente relevante. Todo servidor público, independente da área em que atua, deve conhecer as políticas públicas, para compreender e exercer seu papel da melhor forma possível”, declara uma das representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a consultora interna, Valquíria Volpato.

O gerente de cerimonial da prefeitura, Ramon Barros, ressalta a importância da palestra como capacitação e reforço para a gestão. “Todo treinamento é o momento de aprendizagem e aprimoramento pessoal e profissional. É fundamental estar cada vez mais preparado para prestar o melhor atendimento a toda população”, afirma.