Em Pacotuba

Escola Família Agrícola de Cachoeiro abre matrículas para 2023

Localizada em Pacotuba, unidade oferece ensino médio integrado ao curso técnico de agropecuária
Foto: Divulgação/PMCI

A Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim está com matrículas abertas para o curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio. 

São 40 vagas disponíveis para a formação, que utiliza metodologias diferenciadas, com foco na formação humana e social, desenvolvendo habilidades para a vivência socioprofissional e comunitária na realidade rural.

Os interessados devem procurar a unidade de ensino, que fica na Fazenda Experimental Bananal do Norte (sede do Incaper), situada à rodovia João Domingos Zago, sem número, no distrito de Pacotuba.

As matrículas são feitas, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, mediante a apresentação dos seguintes documento: histórico escola do aluno; fotocópias da Carteira de Identidade, da Certidão de Nascimento ou de Casamento; do CPF, do Cartão do SUS, do Cartão de Vacina, do CPF e do RG dos responsáveis; duas fotos 3×4; além de comprovante de residência atual. Na ocasião, os candidatos serão submetidos a uma entrevista.

Caso, até o fim do período de matrículas, o número de interessados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, a instituição poderá realizar uma seleção baseada em critérios como o envolvimento do jovem com o campo e as aptidões a serem desenvolvidas ao longo do curso. 

Durante a formação, o jovem permanece no regime de alternância, em que passa uma semana convivendo na escola com aulas presenciais. Na semana seguinte, ele passa na propriedade em que reside, aplicando os conhecimentos adquiridos na instituição.

O curso dura quatro anos, sendo que, depois de formado, o aluno sai com os diplomas do Ensino Médio e do Profissionalizante. Ao final, ele estará apto a seguir para o trabalho rural ou, ainda, continuar os estudos no Ensino Superior, tanto em cursos correlacionados à área ou em outros de seu interesse.

A Escola Família Agrícola de Cachoeiro é uma instituição mantida pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro e do Instituto de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), com foco na educação para a geração de oportunidades, emprego e renda no campo.