Notícias

Metodologia diferenciada

Escolas de tempo integral iniciam ano letivo

Familiares de alunos participaram de atividade de acolhimento nesta terça-feira (11)
Foto: Divulgação/PMCI

As escolas de tempo integral de Cachoeiro de Itapemirim estão começando o ano letivo. Nesta quarta-feira (12), foram recebidos nas salas de aula os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que ainda não conhecem o modelo de tempo integral. Na quinta (13), retornarão os matriculados do 3º ao 5º que já estudaram nesse esquema no ano passado.

Ao todo, 450 alunos são esperados nas duas escolas em tempo integral – “Julieta Deps Tallon”, no bairro Zumbi, e “Athayr Cagnin”, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Ambas oferecem atividades das 7h30 às 16h30, dentro da metodologia da Escola da Escolha, em que os estudantes aprendem matérias curriculares tradicionais e disciplinas eletivas.

No caso das eletivas, elas são escolhidas pelos próprios alunos, dentro de uma grade pré-determinada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Essa oportunidade de optar por disciplinas tem como objetivo estimular o protagonismo estudantil e promover o acesso a atividades em diversos espaços físicos, como ateliê criativo, brinquedoteca, biblioteca e outras práticas realizadas na sala de aula, levando em consideração os interesses dos próprios estudantes.

Com isso, Cachoeiro busca atender à Meta 6 do Plano Municipal de Educação, que estabelece a expansão e qualificação da oferta de educação de tempo integral na rede municipal de ensino.

“Acreditamos no modelo da Escola da Escolha e investimos em formação e espaços de qualidade para que os alunos se sintam acolhidos durante o dia todo nas unidades, além de empregarmos professores qualificados, permitindo uma aprendizagem significativa”, conta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Famílias acolhidas em reunião

Para estreitar os laços entre famílias e escola, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro realizou uma atividade de acolhimento na noite desta terça-feira (11), na Escola Athayr Cagnin. Quarenta e duas famílias compareceram ao encontro.

A atividade é considerada um “marco zero”, por servir de porta de entrada para a apresentação desse novo jeito de ver, sentir e cuidar representado pela Escola da Escolha, além de marca o início do ano letivo nas unidades integrais.

Formação

Os profissionais dessas unidades de ensino passaram por uma atividade de formação na última semana, realizada no auditório do Centro de Capacitação Dr. Dirceu Cardoso (Cecapeb), em Morro Grande. Ao todo, 40 profissionais estiveram presentes. Entre eles estavam gestores, coordenadores administrativos e financeiros (CAF’s), pedagogos, articuladores de aprendizagem, professores de referência e especialistas, bibliotecários, professores de educação especial e estagiários.