Escola da Escolha

Escolas de tempo integral recebem terceiro ciclo de acompanhamento formativo

Nesse modelo, além das matérias convencionais, alunos têm disciplinas eletivas
Foto: Márcia Leal

Nesta semana, em Cachoeiro, está acontecendo o terceiro Ciclo de Acompanhamento Formativo das escolas municipais em tempo integral Julieta Deps Tallon, do bairro Zumbi, e Athayr Cagnin, do Abelardo Machado.

A atividade, que ocorre nesta quarta (16) e quinta-feira (17), é desenvolvida pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), com enfoque na implantação da metodologia Escola da Escolha, por meio de trabalho realizado in loco nas escolas.

Nos encontros, os profissionais discutem as práticas pedagógicas elaboradas nas escolas, debatendo os avanços e melhorias que podem ser aplicadas no modelo Escola da Escolha, que é centrado no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes do ensino fundamental.

“Existe um planejamento específico envolvendo as escolas de tempo integral e o monitoramento das ações é fundamental para ajustar e melhorar o processo didático e organizacional das unidades de ensino”, explica a secretária de Educação do município, Cristina Lens.

Quinhentos alunos são atendidos pela Escola da Escolha

Nas duas escolas, 500 estudantes são atendidos de acordo com o modelo Escola da Escolha, que já funciona em mais de 1,3 mil escolas do país. Os alunos das escolas Athayr Cagnin e da Julieta Deps Tallon, são atendidos com expediente escolar estendido, das 7h30 às 16h30, tendo, além das matérias convencionais, disciplinas eletivas.

Outro diferencial dessa metodologia é que o encerramento de cada semestre se dá por meio das chamadas culminâncias, atividades nas quais é apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.