Municipais e estaduais

Escolas do interior de Cachoeiro recebem ações de vacinação contra a Covid-19

Ações começaram nesta quarta (16), em unidades dos distritos de Itaoca e Burarama
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro iniciou, nesta quarta-feira (16), ações de vacinação contra a Covid-19 em escolas municipais e estaduais do interior do município. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal em crianças de 5 a 11 anos.

As ações são direcionadas a crianças com ou sem comorbidades. Para as que têm comorbidades, é importante apresentar laudo médico na hora de se vacinar.

Nesta quarta-feira, a vacinação foi realizada nas escolas “Professora Valéria Aquino Viana” e “José Pinto”, ambas no distrito de Itaoca, e na escola municipal “Hylsen Darcy Perim”, no distrito de Burarama.

Na quinta-feira (17), está prevista vacinação nas escolas “Domingos Ubaldo” (Conduru), “Laurindo Sasso” (Gironda), “São Vicente” (distrito de mesmo nome) e “Sertão de Monte Líbano” (Alto Moledo, localidade de Itaoca).

No dia seguinte, sexta-feira (18), a vacinação está marcada para acontecer nas escolas “Amelia Toledo” (Córrego dos Monos) e “Professora Cibelia Teixeira Zippinoti” (Coutinho). Para semana que vem, estão previstas mais ações em escolas de Córrego dos Monos, Pacotuba e Itaoca.

Para que os alunos sejam vacinados, os pais precisam assinar e apresentar termo de consentimento, que é disponibilizado previamente pelas escolas.

“No ano passado, já havíamos realizado ações da campanha de imunização nas escolas, direcionadas aos adolescentes. A adesão à vacinação infantil tem ficado abaixo do esperado, e esperamos que a vacinação nas escolas contribua para elevar esse índice”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Diretrizes

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação manifestando sua concordância. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Também é necessário levar os documentos da criança: documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Caso a criança apresente sintomas de quadro de síndrome gripal, como febre, tosse e dor no corpo, é necessário aguardar um prazo de 30 dias para a aplicação do imunizante. Além disso, a nota técnica indica que a vacinação contra a Covid-19 deverá ser feita com intervalo de, pelo menos, 15 dias entre a aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

Vacinação sem agendamento nas unidades

Nesta semana, a Semus também disponibilizou vacinação contra a Covid-19 para crianças sem agendamento nas unidades de saúde. O público de 6 a 11 anos sem comorbidades pode receber a aplicação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

Crianças de 5 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades também podem se vacinar sem agendamento, mas em cinco UBS específicas: Vila Rica (somente sextas-feiras), Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi). Para esse público, a vacina utilizada é a pediátrica da Pfizer, enquanto as outras crianças podem tomar o mesmo imunizante da Coronavac utilizado em adultos.