Paes

Escolas incorporadas à rede municipal de Cachoeiro recebem melhorias estruturais

Foto: Divulgação/PMCI

Escolas de Cachoeiro que passaram a integrar a rede municipal de ensino – como parte das ações locais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) – estão recebendo melhorias estruturais.

No distrito de Coutinho, a escola “Cibélia Teixeira Zippinoti” ganhou visual novo a partir de uma série de intervenções, como troca de cobertura, da caixa d’água, telhado e calha; reforma das salas de aula, da dispensa de alimentação, da área de serviço e adequação de lavanderia; pintura geral; construção de calçada cidadã com piso tátil e reforma de banheiro, com melhorias para pessoas com deficiências. Foram investidos cerca de R$ 270 mil nas obras.

Já na escola “Profª Valéria Aquino Viana”, no distrito de Itaoca, foram feitos: reparo na cobertura; pintura geral; adequações na cozinha; reparos elétricos e em todo piso externo. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 119 mil.

Na escola “Eliseu Lofego”, no bairro Rui Pinto Bandeira, foram feitos trabalhos de manutenção na cobertura e dos pisos das salas de aula; pintura geral; instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e reparos em rede elétrica.

Na escola “José Taveira dos Santos”, que fica no bairro Nossa Senhora de Fátima, estão em andamento reparos na cobertura e nos pisos, além de pintura geral. A previsão para conclusão é de 60 dias.

Também receberão serviços de manutenção, em breve, as unidades de ensino “Prof. David Alberto Lóss” (Coramara), “Prof José Paineiras Filho” (Costa e Silva), “Rotary” (Otton Marins) e “Dona Maria Santana” (Basileia).

As melhorias nas escolas são realizadas pelas secretarias municipais de Obras (Semo) e de Educação (Seme).

“Essas unidades foram incorporadas à rede municipal nos últimos anos, por meio do Paes, e temos cuidado delas com muito zelo. Além de melhorarem as condições desses espaços educacionais para usufruto de alunos e educadores, essas intervenções geram impactos positivos nas comunidades e contribuem para a padronização visual das unidades municipais”, afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Paes

Criado em 2017, o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo busca fortalecer a educação pública, a partir de um regime de colaboração entre as redes estadual e municipais de ensino.

Em Cachoeiro, a municipalização de escolas estaduais faz parte da reorganização da rede pública de ensino, a partir da qual o município passa a ter a tutela da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, algo já previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Constituição Federal.

A iniciativa também disponibiliza para o município, por meio do governo estadual, material didático para os alunos em fase de alfabetização; recursos financeiros para construção de equipamentos para atender à Educação Infantil e investimento em formação continuada dos professores de alfabetização.