Escolas municipais participam de ações alusivas ao Setembro Amarelo

Ações focam na prevenção do suicídio e na valorização da vida

Quatro escolas da rede municipal de ensino de Cachoeiro participaram de atividades referentes ao Setembro Amarelo, camapanha dedicada à prevenção do suicídio. O evento foi realizado pela Escola de Música Teclado Prático, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sede no Lions Clube, na última terça-feira (10).

A Seme disponibilizou o transporte que levou os alunos das escolas “Anacleto Ramos”, “Professor Pedro Estellita Herkenhoff”, “Anísio Vieira de Almeida Ramos” e “Galdino Theodoro da Silva”.

A programação contou com palestra proferida pela psicóloga Laís Salomão Amador. Na conversa, foram abordados temas como depressão, ansiedade e outros sintomas que podem levar ao suicídio. Além disso, os estudantes puderam apreciar uma apresentação musical, realizada pelos professores da Escola Teclado Prático.

Já na escola municipal “Jenny Guárdia”, as aulas de Língua Portuguesa trataram sobre questões de prevenção do suicídio por meio de produções textuais, minipalestras e filmes.

“O projeto surgiu no planejamento pedagógico da escola, onde a equipe escolar organizou ações em que os alunos trabalharam diretamente com o tema, com base em experiências conhecidas, vivências e, até mesmo, do próprio ponto de vista do aluno”, contou o gestor da unidade, Patrick Garcia Talyuli.

“Em nossas unidades de ensino, estamos evidenciando práticas pedagógicas que sensibilizam todos para a questão da valorização da vida, entendendo a necessidade e a importância de trabalhar o assunto no atual contexto social em que vivemos”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.