Notícias

Escolas recebem palestras sobre defesa do consumidor

Os palestrantes querem ampliar o público para as orientações do Procon

Os auditores-fiscais de defesa do consumidor em Cachoeiro estão levando as orientações do Procon também a escolas e cursos técnicos do município. A proposta é ampliar cada vez mais a abrangência das dicas, considerando as mudanças no público consumidor de diversos produtos e serviços.

A próxima visita já está agendada, para setembro: será com alunos de um dos cursos promovidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), no próximo dia 21. Na semana passada, a palestra chegou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes). Participou o 4º ano do Curso Técnico de Informática.

De acordo com o coordenador do Procon, Marcos Cesario, a escola precisa se engajar para esclarecer e orientar, sempre com base no Código de Defesa do Consumidor, para evitar que os jovens sejam vítimas da falta de informação.

São abordados nesses eventos diversos temas e situações que os alunos poderão enfrentar no dia a dia. “Os alunos são bombardeados pela mídia, principalmente a televisiva, e isso forma o público consumidor consumista”, afirma Cesario.

A expectativa do Procon é de que as palestras formem agentes multiplicadores desses conhecimentos, repassando as orientações a familiares e amigos. As instituições interessadas podem entrar em contato com a equipe, pelo telefone 3155-5262, para firmar parceria.

“A sociedade de consumo nos coloca à disposição uma infinidade de produtos e serviços. Por um lado, há aqueles que satisfazem nossas necessidades básicas, como habitação, roupas e educação. Por outro, uma enorme gama de produtos que nos incitam a consumir, por melhor qualidade de vida, por comodidade ou pelo simples fato de consumir”, destaca.