Escolas recém-municipalizadas iniciam as aulas ainda nesta semana

Na Petronilha Vidigal, será na quarta (6); na Coramara, na quinta (7)

Em duas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim, as aulas começam nesta semana, mas não, exatamente, nesta terça-feira (5), como acontecerá na maioria das 80 unidades de ensino.

São as escolas “Coramara”, localizada no bairro homônimo, e “Petronilha Vidigal”, que fica no distrito de Itaoca. O motivo é a mudança da gestão de ambas as unidades, antes estaduais e, agora, integradas à rede municipal.

A medida faz parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e o governo do Estado em 2017.

A Petronilha Vidigal, que conta com 252 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental (parte do ensino hoje municipalizado), inicia suas aulas na quarta (6); e a Coramara, com 211 estudantes, na quinta (7).

Além disso, as duas escolas passam por ajustes finais da Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme), que conclui a instalação de equipamentos e mobiliários e, ainda, a designação de professores.

“Todas essas medidas se tornam necessárias para que possamos ter um início de ano efetivo, com equipe e instalações adequadas para receber os alunos”, esclarece a secretária municipal de Educação Cristina Lens.

Em 2018, foram municipalizadas as escolas estaduais de ensino fundamental “José Taveira dos Santos”, localizada no bairro Abelardo Machado, e “Coutinho”, situada no distrito de mesmo nome.