Escolas se preparam para desfile do Dia de Cachoeiro

Apresentação será inspirada no clássico da literatura Alice no País das Maravilhas

Neste ano, a participação das escolas municipais no desfile cívico escolar do Dia de Cachoeiro, em 29 de junho, será inspirada em um grande clássico da literatura mundial: “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”. A apresentação ao público, na Linha Vermelha, será o ponto alto de um projeto que está sendo desenvolvido dentro das salas de aula.

São atividades pedagógicas envolvendo alunos do maternal I ao 9º ano do ensino fundamental das sete unidades de ensino participantes.

A Emeb “Sirda Rocha dos Santos”, que atende turmas de educação infantil no bairro Abelardo Machado, por exemplo, trabalha com as crianças contação de história e gráficos, quebra-cabeças e escrita relacionadas às personagens do livro, com ênfase no Coelho, que a unidade representará no desfile.

As outras escolas municipais participantes são a “Áurea Bispo Depes”, “Anísio Vieira Ramos”, “Galdino Theodoro da Silva”; “Anacleto Ramos”; “José Taveira dos Santos” e “Albertina Macedo”. Todas trabalham subtemas ligados ao clássico em sala de aula e vão representá-los na avenida.

“Muito nos orgulha organizar um desfile que não se inicia no dia 29 de junho, mas quando termina o do ano anterior. Pensar um tema que potencialize o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes que apresentarão uma festa para a população de Cachoeiro é uma tarefa pedagógica, rica e potente para a educação. Esperamos arrebatar todos os corações dos espectadores do evento”, destacou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Tradição

O desfile cívico escolar da Festa de Cachoeiro é um dos eventos culturais mais tradicionais do município. Neste ano, a atividade começará às 8h30, na Linha Vermelha (altura do Museu Ferroviário). Além das escolas municipais, participarão instituições como Tiro de Guerra, Apae, Guarda Civil Municipal, bandas 26 de Julho e Lira de Ouro, Bombeiros, Defesa Civil, Liceu Muniz Freire e Polícia Ambiental e grupos da sociedade civil.

Programação do desfile
Tema geral: “Um dia no país das maravilhas”

Abertura às 8h30, com hasteamento das bandeiras com Hino Nacional

Sequência:

1. Tiro de Guerra – Banda

2. Apae – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos

3. Banda Marcial “Samuel Malheiros”, da Escola Estadual Domingos Ubaldo

4. Abertura: Comissão de Frente – Alunos da Rede Municipal de Educação

5. EMEB “Sirda Rocha dos Santos”
Personagem: Coelho
Tema: Quanto tempo dura o eterno? Às vezes, apenas um segundo.

6. EMEB “Albertina Macedo”
Personagem: Coelho
Tema: Dizem que o tempo resolve tudo

7. EMEB “José Taveira dos Santos”
Personagem: Lagarta
Tema: Transformar é preciso

8. EMEB “Áurea Bispo Depes”
Personagem: Gato
Tema: Se você não sabe onde quer ir… qualquer caminho serve

9. EMEB “Anisio Vieira de Almeida Ramos”
Personagem: Lebre de Março
Tema: Fujo da loucura determinando o lugar onde quero chegar

10. EMEB “Anacleto Ramos”
Personagem: Chapeleiro
Tema: A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível.

11. EMEB “Galdino Theodoro da Silva”
Personagem: Rainha de Copas
Tema: Não há confiança, amor ou amizade se não houver respeito

12. Banda 26 de Julho