Dia 26 de maio

Escritor Claufe Rodrigues participará de conversa sobre poesia na Bienal Rubem Braga

Autor irá compartilhar suas experiências na literatura e na televisão
Foto: Divulgação/Claufe Rodrigues

A 8ª Bienal Rubem Braga, que será realizada na próxima semana (23 a 29 de maio), pela Prefeitura de Cachoeiro, terá, em sua programação de mesas de debate on-line, a participação do escritor, jornalista, compositor e produtor cultural Claufe Rodrigues.

Autor de uma extensa coleção de livros de poesia, como “Escreva sua história”, “O arquivista” e o recente “Avdavida”, Rodrigues discorrerá sobre o tema “Gênero lírico: a poesia dos sentimentos que me faz viver a vida que não é minha”, na quinta-feira (26), a partir das 19h, e poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro (Semcult Cachoeiro).

“É um tema bastante aberto, que suscita uma infinidade de elucubrações. Vou falar sobre a minha experiência na literatura, que começa na poesia e me leva à prosa e à música”, comenta.

Além de escritor, Rodrigues também é reconhecido no cenário cultural do Rio de Janeiro, onde atuou como produtor de eventos ligados às artes e à literatura, como a “Ponte Poética Rio São Paulo”, em 1995, em encontros com 14 poetas cariocas e paulistas; além do projeto “Poesia no Sesi”, em que reuniu mais de 100 poetas entre 2009 e 2010.

Em meados dos anos 80, integrou, ao lado de Pedro Bial e Luiz Petry, o trio “Os Camaleões”, responsável pela renovação poética pós-geração mimeógrafo. Eles se apresentaram para mais de 12 mil pessoas no Festival dos Festivais, realizado em 1985, no Rio de Janeiro, com transmissão para mais de 70 milhões de telespectadores. A obra do trio foi imortalizada em um único livro, “O Livro dos Camaleões”, publicado em 1985.

Ao longo de sua carreira, Claufe Rodrigues também atuou na televisão como roteirista, diretor e apresentador de diversos programas em canais como Globo News, GNT e Canal Brasil – em que entrevistou mais de 100 poetas no programa “O Palavrão”.

“Tive a oportunidade de entrevistar grandes escritores, o que expandiu meus horizontes literários e abriu meus olhos e ouvidos para formas de criação muito distintas da minha. Aprendi muito e só posso me sentir privilegiado por ter tido essa oportunidade”, destaca.

Programação da 8ª Bienal Rubem Braga

Além de Claufe Rodrigues, a edição 2022 da Bienal Rubem Braga contará com a participação de outros escritores brasileiros de renome como Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), além de Carolina Munhóz, Isa Colli, Roberta Mala, Henrique Rodrigues e Micheliny Verunschk.

Durante a transmissão das mesas de debate, o público poderá interagir, enviando comentários e perguntas por meio do Whatsapp da Bienal: (28) 99974 5231.

A programação do evento também inclui mesas on-line de lançamento de livros, em que serão apresentados 14 títulos – de autores cachoeirenses e de outras partes do país.

Além disso, as atividades da 8ª Bienal Rubem Braga contarão com oficinas em escolas e centro culturais; city tour dedicado ao cronista; exposições e uma feira de artesanato. Confira a programação completa do evento no site www.cachoeiro.es.gov.br.