Notícias

Especialista em cidades inteligentes faz palestra para equipe de governo

Atividade integrou reunião de planejamento da prefeitura de Cachoeiro, nesta sexta (19)

Em mais uma reunião de planejamento da prefeitura de Cachoeiro, nesta sexta (19), secretários municipais, subsecretários e gerentes participaram de palestra com o presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde.

Realizado no auditório da escola municipal Zilma Colho Pinto, no bairro Ferroviários, o encontro propiciou à equipe e também aos vereadores presentes conhecer mais a fundo o conceito de cidade inteligente e sua aplicação prática.

Também diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, Gomyde salientou que a cidade inteligente e humana é criativa e sustentável, faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento e garante a participação dos cidadãos.

“Foi um encontro muito proveitoso. Cachoeiro vai seguir no caminho para se tornar uma cidade inteligente e humana. Uma das nossas missões é fortalecer a Dataci, nossa companhia de tecnologia, para que possamos avançar sempre mais”, disse o prefeito Victor Coelho.

Prêmio internacional em inovação

Após a palestra, o prefeito e o vice-prefeito Jonas Nogueira entregaram certificados aos responsáveis por dois projetos conduzidos em Cachoeiro, na área de tecnologia, que foram premiados na Feira Internacional de Inovações InnovaCities África, em Angola.

Um deles é o “Sistema de Gestão Veicular – SGV”, desenvolvido pela Dataci, com acompanhamento da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Agersa) para monitoramento e gestão das linhas de transporte coletivo de Cachoeiro.

“Estamos muito felizes com essa conquista. E com o apoio que o prefeito Victor Coelho está nos dando, outros prêmios virão”, disse o presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado.

O segundo projeto contemplado, “Reciclagem de e.lixo”, foi idealizado pelo professor mestre em informática Jocimar Fernandes, para reciclagem e manutenção de computadores por meio do reúso do lixo eletrônico. A Dataci vai fornecer apoio com capacitação dos alunos, doação de equipamentos e palestras direcionadas.