Estação Cidadania deve ser inaugurada em julho em Cachoeiro

Antes chamado Centro de Artes e Esportes Unificados, espaço recebeu vistoria nesta quinta (6)

Localizado no bairro Rui Pinto Bandeira, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Cachoeiro de Itapemirim deverá começar a funcionar no próximo mês. A previsão é que a prefeitura o inaugure na segunda quinzena de julho.

O espaço recebeu, nesta quinta-feira (6), a última visita técnica do governo federal, responsável pelo novo programa Estação Cidadania, no qual foi inserido o CEU, que, por esta razão, teve seu nome alterado para Estação Cidadania – Cultura.

A vistoria foi conduzida pela analista técnica do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cidadania, Vania Rabelo, com apoio das secretárias municipais Fernanda Martins (Cultura e Turismo) e Márcia Bezerra (Desenvolvimento Social), ambas acompanhadas de servidores de suas equipes.

Também participaram funcionários das secretarias municipais de Modernização e Análise de Custos (Semmac), de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Governo (Semgov), além de representantes do Grupo Gestor do local (criado pela prefeitura), da Caixa Econômica Federal e da associação de moradores do Rui Pinto Bandeira.

“O Ministério da Cidadania está bastante preocupado com obras desse mesmo porte, em outros lugares do Brasil, que deveriam ter sido concluídas há muito tempo. A realidade em Cachoeiro, porém, é diferente. Está, praticamente, tudo pronto. Vocês, da prefeitura, fizeram a maior parte. É perceptível o esforço de todos. Agora, restam apenas os ajustes finais, para que o espaço possa ser entregue o quanto antes e, assim, cumprir sua função de provocar, aqui, uma verdadeira transformação social”, ressaltou Vania, na reunião que aconteceu logo após a vistoria.

Ela também destacou a importância do programa Estação Cidadania. “A alma dessa iniciativa é a mobilização social. Daí a necessidade de dialogar com a comunidade beneficiada sobre os objetivos da Estação Cidadania – Cultura. Os moradores devem ser conscientizados que esse espaço lhes pertence e que, por isso mesmo, eles precisam ajudar a prefeitura a cuidar do local”, acrescenta.

O espaço tem cerca de 3 mil metros quadrados e conta, em sua estrutura física, com anfiteatro, quadra coberta, bicicletário, playground, biblioteca e pista no entorno para caminhada (com corrimão), além de telecentro e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que vão funcionar a partir da inauguração da Estação Cidadania – Cultura.

“Aguardamos com muita expectativa a entrega desse espaço, uma vez que ali também funcionará um novo Cras, com a oferta de serviços e benefícios, para fortalecermos as ações de proteção social na região, garantindo a ampliação do acesso a direitos e à cidadania”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

“Este novo equipamento integra administração pública e comunidade de forma inteligente e produtiva. Certamente, será um grande instrumento de acesso às ações de várias áreas que beneficiarão de forma direta a população”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.