Estudantes aprendem sobre controle de qualidade de alimentos

Alunos da escola municipal Jenny Guárdia participaram de palestra nesta semana

Alunos da escola municipal “Jenny Guárdia”, em Cachoeiro, estão mais conscientes sobre consumo e controle de qualidade de produtos de origem animal, como carnes, leite e derivados. Na última quinta-feira (15), participaram de uma palestra sobre o tema promovida pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai).

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, eles receberam orientações sobre identificação, procedência e fiscalização desse tipo de alimento, que pode oferecer riscos à saúde do consumidor se não tiver passado pela devida inspeção.

A palestra foi ministrada pela auditora fiscal da Semai, Tania de França Padilha Thomaz. Na atividade, ela também destacou a relevância do trabalho do SIM para o município.

“O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela fiscalização de indústrias e agroindústrias de produtos de origem animal, e o nosso objetivo é ensinar, ao máximo de pessoas, a importância de saber a procedência do que se consome. Ensinar coisas práticas, como identificar, no rótulo, se o produto é registrado ou não, ou se é clandestino. Além, é claro, que evidenciar o perigo de consumir alimentos de origem duvidosa. A nossa ideia é transformar essas crianças em pequenos fiscais, que saberão questionar a procedência dos alimentos”, ressalta.

Combate à clandestinidade

Mais escolas de Cachoeiro vão receber as palestras do SIM, iniciativa do projeto de Educação Sanitária, que faz parte do programa de combate ao abate clandestino e à venda de produtos de origem animal que não tenham o aval de fiscalização do município, do estado ou do governo federal.

“As crianças podem se tornar nossos bons aliados na identificação de produtos de origem clandestina e, mesmo, na orientação aos pais da importância de observar a procedência, a validade e a qualidade dos produtos de origem animal, contribuindo para garantia da segurança alimentar da população”, avalia o secretário municipal de Agricultura e Interior, Roberton Valladão.

Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal atua na proteção da saúde da população, por meio de fiscalização, inspeção e regulamentação de indústrias e agroindústrias de produtos de origem animal.

O setor funciona na rua Agripino de Oliveira, 60, bairro Independência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações: (28) 3521-1147.