Estudantes da rede municipal aprenderão Língua Brasileira de Sinais

Os alunos da escola Jenny Guárdia são os primeiros atendidos com a iniciativa

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro iniciará o projeto-piloto “Libras Kids”, um curso sobre Língua Brasileira de Sinais voltado aos estudantes de rede pública municipal de ensino. A primeira escola a participar da atividade será a “Jenny Guárdia”, que receberá as aulas até novembro deste ano.

Os professores da Gerência de Educação Especial (GEE) serão os responsáveis por ministrarem as aulas para as turmas do 5º do ensino fundamental. Aos alunos, será oportunizado aprender sobre o alfabeto datilológico, o reconhecimento por sinais, sinais básicos de saudações, agradecimentos, cores, família, animais, sinais básicos do ambiente escolar e, também, sinais de verbos e sentimentos.

O projeto visa a inclusão no âmbito escolar, ao possibilitar a interação entre os alunos ouvintes e os estudantes surdos, pelo ensino da segunda língua oficial do país, respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, acredita que o projeto será um grande passo na rede municipal de educação.

“Será a possibilidade dos estudantes aprenderem, de forma lúdica e criativa, uma segunda língua, fazendo com que as crianças ouvintes tenham maior proximidade com pessoas surdas. Nesse sentido, acreditamos que esta iniciativa evidenciará novos caminhos, pois os estudantes possuem o desejo de aprender para interagir com os surdos, sendo fundamental no processo de inclusão dentro da educação”, salienta, acrescentando que a intenção é expandir o curso para todas as escolas municipais.

A equipe da Gerência de Educação Especial já realizou um trabalho de introdução ao ensino de Libras na escola “Jenny Guardia”, neste mês, devido às movimentações do Setembro Verde. E os primeiros resultados se mostraram promissores com o interesse dos alunos no projeto.

“Eu achei muito legal e fácil. A professora me ensinou a falar ‘oi’, ‘boa tarde’, ‘segredo’, ‘bonito’ e ‘flamengo’. Eu aprendi rápido, muitas coisas em um dia só, mas quero aprender mais”, revela o estudante Nicolas Giuseppe Nicolini Maciel.