Semana da Árvore

Estudantes da rede municipal participam do projeto Caixa Ecológica

As atividades contam com estrutura montável, que se transforma em uma estante com livros sobre meio ambiente
Foto: Márcia Leal/PMCI

Alunos da escola municipal “Padre Gino Zatelli” participaram, nesta terça-feira (21), do projeto Caixa Ecológica. Por meio de uma caixa montável, que se transforma em uma estante com livros que abordam temas relacionados à ecologia, a equipe de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), repassou informações a estudantes do ensino fundamental sobre a importância da preservação ambiental.

O projeto busca utilizar a leitura infantil de forma mais dinâmica, com contação de histórias, manipulação de fantoches e atividades artísticas em geral, como música, dinâmicas, dança e oficinas artísticas.

“Essa iniciativa da prefeitura engloba tanto a parte do conhecimento das crianças, como a aprendizagem acerca de conteúdos ambientais. Vivemos um momento em que os impactos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes, então, é muito importante atuarmos na conscientização desses estudantes”, declarou o pedagogo da escola municipal “Padre Gino Zatelli”, Aldecir Chung Nin.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, destacou a importância de abordar, com crianças, assuntos relacionados à preservação ambiental.

“O projeto Caixa Ecológica é uma excelente ferramenta para falar sobre temas relacionados à ecologia. Buscamos, por meio da arte e literatura, conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental, na esperança que, no futuro, venham a se tornar adultos atuantes na defesa do meio ambiente”, afirmou a secretária.

“É muito importante que nossos alunos tenham esse contato, de forma lúdica, com temas relacionados ao meio ambiente, pois a sociedade precisa de cidadãos conscientes sobre a importância da preservação dos recursos ambientais”, completou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

O projeto Caixa Ecológica também estará presente, ao longo da semana, nas escolas municipais “Professor David Alberto Lóss” (dia 22), “Professor Deusdedit Baptista” (dia 23) e “Professor Pedro Estellita Herkenhoff” (dia 24).

Semana da Árvore

As visitas da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente às escolas municipais fazem parte das ações alusivas à Semana da Árvore. Estão previstas diversas atividades ao longo da semana, como plantio de espécies nativas da Mata Atlântica em pontos da cidade e distribuição de sementes. Confira a programação completa