Preservação ambiental

Escolas municipais participam de apresentações culturais sobre sustentabilidade

Alunos de 4 e 5 anos desenvolveram atividades com foco na preservação dos recursos naturais
Foto: Divulgação

Alunos de nove escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim participaram, no último sábado (26), de atrações culturais com temáticas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade. O evento, que foi realizado no ginásio poliesportivo “Theodorico de Assis Ferraço”, no bairro Aeroporto, faz parte do programa “Cuidar Mais – Mostra Audiovisual”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a BRK Ambiental.

As instituições de ensino participantes foram “Teresa de Avelar Picoli”, “Maria das Neves Soares de A. Espíndula”, “Irmã Margarida”, “Sebastião da Rosa Machado”, “Hylsen Darcy”, “Maria das Graças Felipe”, “Abigail dos Santos Simões”, “Saturnino Rangel Mauro” e “Virgínia Athayde”. Os alunos de 4 e 5 anos tiveram a oportunidade de apresentar performances com dança, música, paródias e arte com enfoque na preservação dos recursos naturais.

As exibições foram preparadas a partir de estudos sobre conservação ambiental, saneamento básico, valor da saúde e a qualidade de vida da população, que tinham o objetivo, ainda, de estimular, nos pequenos, a preservação e consciência sustentável e a valorização da diversidade e equilibro natural.

“O Programa Cuidar Mais tem como intenção disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar a compreensão sobre saneamento básico como um fator transformador de vidas ao promover saúde e qualidade de vida para a população”, afirma o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.

“As ações desse programa contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, mostram que todos somos responsáveis pela conservação da natureza. São atividades que agregam muito no cotidiano escolar, no aprendizado dos conteúdos”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Mostra Audiovisual

Estudantes do 8º ano das escolas públicas municipais “Professor Deusdedit Baptista”, “Professor Florisbelo Neves”, “Professora Gércia Ferreira Guimarães”, “Jenny Guárdia”, “Monteiro Lobato”, “Luiz Marques Pinto e Luiz Semprini” também participam do programa “Cuidar Mais”.

Ao longo do ano, eles desenvolveram pesquisas sobre sustentabilidade, práticas de conservação e saneamento básico, e por meio delas, produziram vídeos caseiros, em comunidades locais, sobre preservação ambiental.

Cada escola escolheu uma produção, que será apresentada na mostra audiovisual, no dia 7 de novembro, em sessão especial, no Cine Perim Center, no bairro Aeroporto, para representantes das escolas, alunos participantes e familiares.