Com medidas preventivas

Estudantes do 1º ao 3º ano retornam às aulas presenciais na rede municipal

As salas de aula têm apenas 50% da capacidade ocupados
Foto: Divulgação/PMCI

O primeiro grupo das turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação de Cachoeiro retomou as aulas presenciais nesta segunda-feira (24).

O retorno das atividades nas unidades de ensino do município está sendo feito de forma gradual, desde o dia último dia 12 de maio, após autorização do governo estadual concedida às cidades em risco alto para Covid-19.

As escolas mostraram que estão preparadas para receber os alunos no contexto da pandemia, desde a entrada nos prédios, com aferição de temperatura, tapetes sanitizantes e higienização das mãos com álcool em gel 70%.

Além disso, as salas de aula têm apenas 50% da capacidade ocupados, para garantir o distanciamento necessário entre estudantes.

Camila Campos, mãe de dois alunos da escola municipal Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários, aprova o retorno das aulas presenciais.

“Eu não imaginava que a pandemia fosse durar esse tempo todo, então, como mãe, fico preocupada, mas trouxe meus filhos e vi que a escola está respeitando e seguindo as medidas de segurança. Então, eu consigo ficar mais tranquila. O retorno presencial é muito importante para as crianças”, ressalta.

“Nós, da escola, estamos seguindo todo o protocolo para promover a segurança dos alunos neste retorno presencial, e organizamos os estudantes por grupos. Estamos ocupando os espaços da escola de forma que não tenha aglomeração”, explica a gestora do Anacleto Ramos, Renata de Fátima Ferreira.

“É necessário ressaltar que o retorno é gradativo e opcional. As famílias podem decidir se querem ou não mandar as crianças para as aulas presenciais. Estamos fazendo a nossa parte, respeitando todo o protocolo para proporcionar segurança para os alunos e profissionais”, frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Modelo Híbrido
A rede municipal de educação de Cachoeiro está adotando o modelo híbrido de ensino, em que os estudantes alternarão uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto, levando em conta um revezamento de turmas. No revezamento dos alunos, os que não estiverem em aula presencial poderão acompanhar as aulas de modo remoto, por meio de atividades postadas, na plataforma Google Sala de Aula, ou de material impresso, retirado na escola, para os que não possuem acesso à internet.

Cronograma de retorno às aulas presenciais:

– Em 31 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 2).
– Em 07 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 1).
– Em 14 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 2).
– Em 21 de junho, para as turmas de Maternal III e IV (Grupo 1).
– Em 30 de junho, para as turmas de maternal III e IV (Grupo 2).
– Em 5 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 1).
– Em 19 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 2).