Estudantes prestigiam lançamento da InnovaCities

A escola Fraternidade e Luz foi uma das instituições homenageadas na solenidade

Alunos da escola estadual Fraternidade e Luz e da faculdade Multivix prestigiaram, na noite desta quinta-feira (17), em Cachoeiro, o lançamento da primeira edição local da InnovaCities, feira internacional de tecnologia e inovação que ocorrerá em outubro. Eles receberam do prefeito Victor Coelho a premiação conquistada neste ano em Angola, na África, em uma das edições da feira.

As duas instituições venceram com o projeto de e-lixo, que consiste na reciclagem de peças de computadores. Também receberam prêmio a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e a Dataci, empresa de tecnologia da informação da prefeitura, ambas pelo projeto Sistema de Gestão de Veicular (SGV).

“Fiquei muito feliz aqui, durante a solenidade, principalmente, ao ver nossos alunos presentes, quando foi pedido que eles ficassem de pé. Eles vieram com o uniforme do Fraternidade e Luz, representando um trabalho muito bonito promovido por estudantes e equipe docente”, comemora a gestora do Fraternidade, Jomara Andris Schiavo.

A InnovaCities é promovida, no Brasil, pela Associação Brasileira de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (Abipir), sob chancela da Federação Internacional de Associações de Inventores (Ifia). O lançamento ocorreu no local que receberá a feira: o campus I da Multivix, no bairro Independência.

Junção de mercado e criadores

Marcelo Vivacqua, que é presidente da Abipir e diretor de Gestão da Dataci, defendeu a importância de promover o contato cada vez mais próximo e constante entre empresas, órgãos e instituições que precisam de soluções, em diversas áreas, e os inventores e estudantes que criam inovações por meio de projetos ou trabalhos acadêmicos, por exemplo. Estimular essa junção é uma das principais metas da InnovaCities, em outubro, em sua décima edição.

Participaram do lançamento, também, o diretor-presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado, o diretor geral do Ifes, Paulo de Oliveira, diretor técnico na Agersa, Augusto Callegário, e a gestora da Multivix, Alcione Gotardo.

De acordo com o prefeito, a InnovaCities é uma das ferramentas de apoio para que a cidade seja referência no estímulo à inovação. “Temos esse objetivo, de transformar Cachoeiro, cada vez mais, em uma cidade inteligente”, disse Victor, que recebeu, da Dataci, o prêmio conquistado, também pelo projeto SGV, na Europa.