Cuidando Delas

Evento dedicado às mulheres levou diversos serviços à Praça de Fátima

Ação contou com a oferta de atendimentos de saúde, cadastro para vagas de emprego e outros serviços
Foto: Divulgação/PMCI

Na última terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Cachoeiro mobilizou diversas secretarias municipais para a realização de um evento na Praça de Fátima, que contou com uma série de atividades voltadas para o público feminino, com o objetivo atuar na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das mulheres cachoeirenses e, também, dar visibilidade à luta pela igualdade de direitos na sociedade.

A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que disponibilizou serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, e vacinação contra Covid-19, Hepatite B, antitetânica e DTPa para gestantes. A pasta também realizou uma palestra sobre cuidados e prevenção do câncer de colo uterino.

O empreendedorismo feminino também teve seu espaço no evento, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que promoveu uma palestra e ofertou serviços voltados para artesãs, Microempreendedoras Individuais (MEIs) e mulheres em busca de uma oportunidade profissional.

Com uma abordagem direcionada às questões sociais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) enviou servidores ao local para divulgar serviços desenvolvidos ou executados pela pasta, como o programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

Além disso, o evento contou com a participação da subseção de Cachoeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que prestou orientação jurídica gratuita às mulheres.

O público presente na Praça de Fátima aprovou a realização do evento. É o caso de Devigelda Charra Pinheiro, de 76 anos, que aproveitou a oportunidade para utilizar os serviços de saúde disponibilizados no local. “Fiquei muito feliz com o resultado do exame e o atendimento prestado pelos profissionais no evento ‘Cuidando Delas’. Aproveitei para aferir minha pressão e medir a glicose”.

“Estou muito feliz, pois, como mulher, me senti acolhida nesse evento, que traz mais inclusão para nós. A Prefeitura de Cachoeiro está de parabéns”, afirmou Aline Lopes, que também foi conferir os atrativos no local.

Programação do Mês da Mulher

A Prefeitura de Cachoeiro preparou, para este mês de março, uma extensa e variada programação voltada para o público feminino. Estão previstos encontros, rodas de conversa e palestras sobre os mais variados temas, com o objetivo de exaltar as conquistas de direitos das mulheres e, também, debater questões sobre os desafios ainda vivenciados por elas frente à sociedade.

Confira a programação completa do Mês da Mulher em www.cachoeiro.es.gov.br.