Evento marca início do Maio Amarelo 2019 em Cachoeiro

Neste ano, o movimento traz o tema No trânsito, o sentido é a vida

A campanha nacional Maio Amarelo 2019 foi lançada em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (2), com uma solenidade promovida na Câmara dos Vereadores, durante a manhã, com a presença do prefeito Victor Coelho, do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, e de outras autoridades, além de estudantes e público em geral.

“Temos feito uma série de ações, como melhorias nas sinalizações e mudanças para otimização de fluxos de veículos. Mas de nada adiantam esses trabalhos se os cidadãos não se conscientizarem sobre a importância do respeito às pessoas no trânsito. E, quanto mais trabalharmos a educação nesse sentido, mais teremos êxito. Que esse movimento seja um sucesso”, destacou o prefeito.

Guedes reforçou que a atual gestão tem trabalhado, incessantemente, para a redução de acidentes em Cachoeiro. “Porém, as ações do poder público não bastam. Por isso, a campanha é um momento para fazermos uma reflexão em torno dessa temática. Toda a sociedade é responsável pelo trânsito. Precisamos envolver toda a população para diminuir, ainda mais, esses indicadores”, frisou.

Também presente no evento, representando o 9º Batalhão de Polícia Militar, o major Carlos José Palaoro salientou o propósito do Maio Amarelo. “A educação para o trânsito é algo que precisa entrar, definitivamente, na vida das pessoas”, disse.

Em seguida, o inspetor Adriano Bom Jesus, da Polícia Rodoviária Federal, ressaltou o intuito da campanha. “Antes de modificarmos uma cidade inteira, precisamos mudar a nossa própria vida no trânsito. Só assim nos tornamos referências para os mais próximos e, consequentemente, para um município”, orientou.

“No trânsito, o sentido é a vida”

Lançada este ano no Espírito Santo, em solenidade no Palácio Anchieta (sede do governo do estado), a campanha nacional Maio Amarelo 2019 traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Organizada pelo departamento de Educação Cidadã da prefeitura, a programação local segue durante todo o mês, com palestras em instituições públicas e privadas de ensino e, ainda, no Tiro de Guerra. Também haverá ações de panfletagem na região central da cidade, em áreas com grande fluxo de motoristas e pedestres.

Neste ano, os panfletos educativos serão distribuídos em sacolinhas de TNT, que terão estampas com informações também alusivas ao Maio Amarelo. Dentre outras finalidades, esses itens podem ser utilizados como lixeiras dentro de veículos.