Exposição fica aberta até dia 30 no Museu Ferroviário

As pinturas foram feiras por alunos da escola Saturnino Mauro Rangel

Atração que integra a Semana Nacional de Museus, a exposição em Cachoeiro com pinturas feitas por estudantes segue até o próximo dia 30, no Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na região central da cidade.

Os alunos são da escola municipal Saturnino Mauro Rangel, que fica no bairro Arariguaba. Orientados por professores, as crianças representaram nas telas os centros culturais do município.

A exposição “Meu pequeno Cachoeiro” e o museu ficam abertos das 9h às 18h de segunda a sexta e, aos sábados, das 7h30 às 13h30.

A semana é idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste ano, o tema é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Por isso, agora o público conta com internet fixa na Casa de Cultura Roberto Carlos, na Casa dos Braga e na Casa da Memória, onde funciona a biblioteca municipal.

Os visitantes podem fazer pesquisas e, assim, ter acesso a portais para conhecer mais sobre os museus e a história da cidade. De acordo com Euzequias Gomes Junior, que coordena o Domingos Lage, a interatividade com o museu, principalmente pelo Facebook, vem facilitando, por exemplo, o acesso a itens raros que envolvem a história do transporte ferroviário na cidade.

“As pessoas têm acesso a antigas matérias de jornal e escrevem depoimentos, contam suas histórias e de suas famílias, dos antigos trabalhadores da estrada de ferro Leopoldina. É uma forma de buscar a família do ex-ferroviário”, destaca.