Arte durante pandemia

Exposição na Sala Levino Fanzeres ganha tour virtual

A exposição conta a história do Grupo Anônimos de Teatro, que surgiu em Cachoeiro em 2008
Foto: Márcia Leal/PMCI

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) inovou e está realizando, pela primeira vez, um tour virtual pela Sala de Exposições Levino Fanzeres. Em cartaz, está a exposição “Grupo Anônimos de Teatro – Arte e Vida”, um itinerário autobiográfico do coletivo artístico cachoeirense. Para conferir o trabalho, basta acessar o Flickr da Prefeitura de Cachoeiro.

A exposição, contemplada pela Lei Rubem Braga de incentivo à cultura em Cachoeiro, conta com imagens de momentos diversos vividos pelo Grupo Anônimos de Teatro. Há registros de apresentações, eventos, bastidores, parceiros, cartazes de produções, figurinos e objetos que já foram utilizados em algumas peças, que ajudam a contar a história dos 12 anos de trabalho do coletivo.

Em vídeo de divulgação (confira abaixo), o ator e diretor do grupo, Luiz Carlos Cardoso, explica que a exposição apresenta memórias e a identidade do coletivo de artistas que surgiu no município, em 2008, e que acumula uma trajetória de projetos e apresentações realizados dentro e fora da cidade.

“Essa exposição em meio virtual se aproxima do espectador à medida que é possível estar próximo. Ela possui muitos detalhes para serem vistos de perto, juntos e com atividades presenciais. Porém, estamos vivendo uma pandemia, então, precisamos nos adaptar. Portanto, essa foi a forma como moldamos nossa realidade”, explica Luiz Carlos

“Espero que todo mundo possa conferir a exposição no Flickr, que está linda, e conhecer um pouco mais do trabalho do Grupo Anônimos de Teatro. Acessem, cliquem, compartilhem, valorizem a cultura! Temos também o nosso blog para mais detalhes: www.grupoanonimosdeteatro.blogspot.com”, acrescenta o artista.

“O Grupo Anônimos tem uma trajetória belíssima, e a exposição apresenta isso muito bem. Infelizmente, por conta da necessidade de isolamento social, houve muito pouco tempo de visitação presencial, e por isso decidimos por essa alternativa virtual. A Semcult pretende continuar com esse projeto de tour virtual para outras exposições”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.