Conscientização

Exposição no Centro de Cachoeiro alerta sobre a preservação dos recursos hídricos

Estudantes de escolas municipais participam das atividades
Foto: Patricia Pim/PMCI

Quem transita pelos arredores da Praça Jerônimo Monteiro, Centro de Cachoeiro, já pode conferir o espaço montado pela Prefeitura para a programação alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março).

Na estrutura, situada em frente à agência do Banco do Brasil, foi montada uma exposição formada por objetos recolhidos durante ações de limpeza de córregos, entre eles, sofá, colchão, pneu e muitos outros itens descartados de forma incorreta que foram coletados pela gestão municipal.

A ação tem como objetivo alertar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia.

“Esperamos que essa exposição impacte as pessoas e que isso nos leve, como sociedade, a termos mais responsabilidade com os recursos hídricos. Toda a programação será focada nessa temática, que é muito importante para ser lembrado apenas num dia específico. Precisamos ter consciência constante sobre a relevância da água em nossa vida”, salienta secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável de Cachoeiro, Alexandro da Vitória.

Outras atividades

Além da exposição de materiais recolhidos, a programação do Dia Mundial da Água prevê outras atividades, como orientações sobre o consumo correto de água, limpeza e conservação das caixas d’água, e conversas sobre prevenção de doenças de transmissão hídrica.

Haverá, também, ações sobre a importância da preservação dos rios e nascentes para reduzir enchentes e crises hídricas.

A programação é realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável (Semurb), em parceria com a BRK Ambiental, concessionária de serviços de saneamento do município. Escolas da região também estão participando das atividades, que seguem até quinta-feira (23), das 7h às 19h.