Fotografia

Exposição põe em foco o autismo e reflexão sobre preconceitos

Mostra será aberta nesta quinta (24), às 19h30, no Palácio Bernardino Monteiro
Foto: Marcia Leal

O Palácio Municipal Bernardino Monteiro, em Cachoeiro, recebe a partir desta quinta-feira (24) a exposição fotográfica “Você sob meu olhar”, da fotógrafa Márcia Leal. São 19 fotos que retratam as pessoas autistas e suas famílias, na tentativa de desmistificar alguns dos preconceitos sobre o assunto, ainda muito difundidos na sociedade. A abertura da mostra será às 19h30.

“Estamos tentando mostrar o outro lado do autismo porque eu via uma criança e via justamente o contrário do que me foi falado: muito cheiro, muito beijo, muito carinho… Muita gente acha que eles não gostam de toque, de carinho, mas o autista gosta, sim. Então, resolvi fazer esse trabalho, porque é muito bacana quando a gente coloca amor sobre o que a gente gosta. Sob nosso olhar tudo pode mudar”, acredita Márcia.

A exposição vai ficar aberta ao público por um mês, nos corredores do Palácio Bernardino Monteiro. Mas como é um projeto itinerante, as fotos também ficarão expostas, posteriormente, em outros locais públicos, como a Praça Jerônimo Monteiro e a Câmara Municipal de Cachoeiro. A entrada é gratuita.

A mostra é uma parceria com a Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro de Itapemirim (Apaches) e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. É a quarta da carreira de Márcia, que trabalha há 28 anos com fotografia e também é publicitária. A primeira foi sobre o Dia da Mulher, em 2013. Dois anos depois, foi a vez de “Amor que Move”, em virtude da campanha Outubro Rosa. Em 2017, ela fez “Amor que Une”, com pacientes de câncer e amigos.

Prestigie!

Exposição fotográfica “Você sob Meu Olhar”
A partir de quinta (24), às 19h30, no Palácio Bernardino Monteiro.
Entrada: franca.