110 anos do poeta

Exposição sobre Newton Braga é aberta com presença de filhas do escritor

Rachel e Marília Braga, na abertura da mostra em comemoração aos 110 anos do pai
Foto: Márcia Leal/PMCI

A exposição “Newton Braga entre seus amores” já pode ser conferida pelo público, na Casa dos Braga, em Cachoeiro. A mostra foi aberta pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), na tarde desta quarta-feira (11), em comemoração aos 110 anos do nascimento do escritor cachoeirense.

Estão expostos documentos e fotografias, doados pela família; reproduções digitais e um extenso acervo de recortes de jornais e revistas; além dos livros publicados pelo poeta e, ainda, outras obras que exaltam a sua importância. Os itens passam a integrar o acervo da Casa dos Braga.

A abertura contou com a presença das filhas de Newton Braga (1911-1962), Rachel e Marília Braga, e da secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“Nós só temos de agradecer a todos da Casa dos Braga, por tanto carinho com a memória de nossa família. Eu vejo não só o carinho e a dedicação, mas, também, o amor de todos que trabalham aqui”, declarou Marília.

“Esse é um acervo muito relevante sobre este que foi um construtor da identidade cachoeirense. Organizamos, junto aos familiares, em um trabalho precioso de pesquisa, objetos de uso pessoal, cadernetas de anotações, documentos pessoais e cartas manuscritas, itens valiosíssimos que contam a história de Newton Braga e sua família, que também é a história de Cachoeiro. Newton é o idealizador do Dia de Cachoeiro e do título de
Cachoeirense Ausente: foi um apaixonado pela nossa cidade”, enfatizou a secretária Fernanda Martins.

O público pode conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para a visitação, todos os protocolos preventivos contra a Covid-19 serão seguidos, sendo obrigatório o uso de máscara para os visitantes. Grupos com mais de cinco pessoas devem realizar agendamento prévio pelo telefone (28) 3155-5258.

Mais homenagens nesta quarta

Ainda nesta quarta-feira, às 18h, a Semcult dará continuidade às celebrações do legado de Newton Braga com a solenidade que marcará o retorno do busto de bronze em sua homenagem ao seu local de origem: o centro da praça Jerônimo Monteiro – onde terá maior destaque.

Às 19 h, será exibido, no canal oficial da Semcult no YouTube, uma entrevista com as filhas do escritor.

Semana de celebração

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou diversas ações na semana em que Newton Braga completaria seus 110 anos.

Na última segunda-feira (9), foi anunciado o resultado final do 1º Festival de Poesia “Newton Braga: entre seus amores e minhas paixões”. Nesse mesmo dia, foi exibida uma entrevista com Dona Didi que foi, por muitos anos, secretária de Newton. A conversa pode ser acessada no canal oficial da Semcult no Youtube.
Também está disponível, no canal da Semcult, o curta “Memórias”, baseado nos poemas do livro “Poesia e Prosa”, do escritor cachoeirense. O vídeo foi produzido por servidores da secretaria.

Mais sobre Newton Braga

Newton Braga nasceu em 1911, na fazenda do Frade, administrada pelo pai, Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro. Jornalista, advogado e escritor, ele estudou no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, cidade onde atuou em jornais e publicou poemas com influência do modernismo.

Em 1932, voltou para a cidade natal, onde foi jogador do Estrela do Norte e redator-chefe do Correio do Sul, que o ajudou a impulsionar movimentos cívicos, como a criação do Dia de Cachoeiro. “Lirismo perdido”, “Cidade do interior” e “Poesias e prosa” são algumas de suas principais obras.