Até sábado (9)

Exposul Gastronomia 2022 começa nesta quinta-feira (7)

Pela primeira vez, evento será realizado na Ilha da Luz
Foto: Divulgação/PMCI

A edição 2022 da Exposul Gastronomia começa nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, no pavilhão da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim.

Até sábado (8), dezenas de expositores irão apresentar e comercializar delícias produzidas em solo capixaba, como cafés especiais, doces e queijos, além de belos itens de artesanato.

Até as 22h, o público poderá conferir, também, uma feira de produtos do campo e atrações como uma cozinha de roça e fazendinha. O evento ainda vai receber a etapa capixaba do Festival Enchefs Brasil. Serão eleitos três chefs que vão representar o estado na fase nacional, no Amapá.

Além disso, haverá aulas-show, organizadas pelos municípios convidados, em que chefs ensinarão receitas salgadas, sobremesas e confeitaria, preparo de cafés e drinks. Quem quiser apreciar cervejas artesanais e comidas saborosas vai encontrar uma grande variedade também. Apresentações culturais e musicais encerrarão a programação em todos os dias.

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, acompanhou a montagem da estrutura na Ilha da Luz, na manhã desta quarta-feira (6), e comentou a expectativa para o município realizar mais uma edição da Exposul.

“Estamos ansiosos para a realização de mais uma edição da Exposul, voltada, dessa vez, para a gastronomia capixaba, sendo o maior evento desse segmento na região. Preparamos um ambiente espaçoso, para receber o público que busca por boa comida e entretenimento de qualidade, e que valoriza o nosso agro”, destacou o prefeito.

“A Exposul Gastronomia será um espaço onde os produtos do homem do campo serão transformados em grandes pratos pelas mãos hábeis dos chefs de cozinha. O público poderá encontrar os mais diversos produtos provenientes da zona rural e, também, provar as delícias da nossa terra. É uma maneira de darmos ainda mais destaque aos produtores do campo e, também, aos profissionais do ramo gastronômico”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Evento terá vacinação e ponto de doação de alimentos

Durante os dias do evento, alguns serviços da Prefeitura de Cachoeiro estarão disponíveis. Na área da saúde, os visitantes poderão colocar em dia a vacinação contra a gripe e a Covid-19.

O Banco de Alimentos estará presente para divulgar o programa, em busca de novas parcerias e, também, arrecadará doações de alimentos. Além disso, servidores apresentarão aos visitantes, em um estande, as atrações do Mapa de Turismo Rural e Urbano do município.

Confira a programação completa da Exposul Gastronomia:

Quinta-feira (7)

13h – Recepção dos expositores com a dinâmica: “Empreendedor Inabalável! A magia do cérebro programado para o sucesso!” – Casulo Humano

14h – Abertura dos portões ao público

14h10 – Abertura oficial com apresentação cultural e participação do prefeito anfitrião e convidados

14h50 – Abertura live dos municípios

15h – Apresentação do Município de Itapemirim

16h45 – Dinâmica com empreendedores: Qualidade da prestação de serviço. Você utiliza os 5 atributos principais que o seu cliente observa? – Casulo Humano

17h – Aula-show: chef Ivane Rezende (restaurante Panela de Barro/ Cachoeiro)

17h30 – Aula-show: chef Rita de Freitas (pousada Recanto da Mata – Marechal Floriano)

18h – Apresentação de Rio Novo do Sul – Capital Capixaba do Juçara

19h – Apresentação do Município de Castelo