Abertura

Exposul Gastronomia 2022: expositores têm boas expectativas para o evento

Aulas-show com chefs da região estão entre as atrações do evento
Foto: Divulgação/PMCI

A Exposul Gastronomia 2022 começou nesta quinta (7) e os expositores, de setores da agroindústria, artesanato e produtos do campo estão com boas expectativas para o evento.

Pela primeira vez sendo realizada no pavilhão da Ilha da Luz, a feira conta com 70 expositores, que apresentam e comercializam produtos variados, como cafés especiais, doces e queijos.

Camila Moreira trabalha com a produção de bolos, tortas e bombons e ressalta que o evento é uma boa vitrine de divulgação. “Acredito que o que todos esperamos é que as pessoas conheçam o nosso trabalho e isso impulsione, ainda mais, as vendas”, avalia.

“O evento já está sendo muito bom. É uma excelente oportunidade para os agroprodutores mostrarem seus produtos. Esperamos que nesses três dias muitas pessoas venham conferir o nosso trabalho”, reforça o produtor Marcelo Tompson.

Além dos produtos da agroindústria, quem visitar a feira vai poder conferir também variados trabalhos artesanais. Jairo Rosário Silva é produtor de artesanato criativo e explica que vê, no evento, uma oportunidade para mais pessoas conhecerem sua arte. “Na Exposul, a divulgação é bem mais ampla. Com a extinção das medidas contra a Covid, acredito que o fluxo de visitantes será maior”, finaliza.

“Eu estou apaixonada por tudo que estou vendo. Já tive oportunidade de experimentar um monte de produtos e já fiz minhas compras. Eventos como este, nós temos de apoiar, temos de valorizar o que é nosso e ajudar nosso comércio local”, ressalta a visitante Carla Resende.

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, participou da abertura oficial e visitou os estandes. “Somos gratos a Deus por nos permitir chegar até aqui. É muito simbólico que a abertura de um evento tão importante como esse seja logo depois da liberação do uso obrigatório das máscaras. Apesar de todas as adversidades, nós, todos nós, estamos vencendo”, disse.

“Há dois anos tivemos de cancelar a Exposul 2020 devido à pandemia. Por isso, hoje, estamos especialmente felizes por estarmos fazendo esse evento tão significativo e importante para o setor rural e de agroindústria”, salienta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

A Exposul Gastronomia segue até sábado (9). Nesta sexta (8), funcionará das 14h às 22h e no sábado, das 10h às 21h30. Além da feira de produtos, o público pode conferir atrações como uma cozinha de roça, a fazendinha e participar de aulas-show com chefs para aprender receitas salgadas, sobremesas, preparo de cafés e drinks. Também tem apresentações culturais e musicais encerrando a programação de todos os dias. O evento ainda vai receber a etapa capixaba do Festival Enchefs Brasil.

A Exposul Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município. O evento tem o apoio das principais instituições do setor, como Sebrae, Aderes, Senar e OCB, e patrocínio da BRK e Sicoob.


Confira a programação da Exposul Gastronomia:

Sexta-feira (8)

14h – Abertura dos portões ao público

14h05– Aula-show: Chef Carol Areias (Mamma Delicatessen – Muniz Freire)

14h55 – Início da live dos municípios

15h – Apresentação do Município de Muqui

16h45 – Dinâmica com empreendedores: “Rapport, como entrar na mente do cliente e criar uma conexão assertiva” – Casulo Humano

17h – Apresentação do Município de Jerônimo Monteiro

19h – Apresentação do Município de Marataízes

21h – Roda de chefs: Caparaó – convidados da ExpoSul e do Clube Capixaba

21h30 – Encerramento musical com: Zé Antônio Irmão Acústico


Sábado (9)

10h – Abertura dos portões ao público

10h – Abertura do Festival Enchefs Espírito Santo

10h10 – Chef profissional – prova prática

12h30 – Profissional coquetelaria – prova prática

13h50 – Premiação do Festival Enchefs Espírito Santo e proclamação dos Melhores Chefs do Estado

14h – Aula-show: chef Ricardo Pereira (restaurante Cozinha Rústica / Vargem Alta)

14h30 – Aula-show: chef Enrico Bissoli (restaurante Via Olivari/ Venda Nova do Imigrante)

15h – Apresentação do Município de Conceição do Castelo

16h45 – Dinâmica com empreendedores: Os 5 gatilhos mentais mais utilizados no processo de venda – Casulo Humano

17h – Apresentação do Município de Anchieta

19h – Apresentação do Município de Venda Nova do Imigrante

21h – Roda de chefs: Montanhas Capixabas – convidados da ExpoSul e do Clube Capixaba

21h30 – Encerramento musical com: Eliton e João Paulo Trio Acústico