Espaço mais amplo

Exposul Gastronomia 2022 será em abril, na Ilha da Luz

Aulas show com chefs renomados da região farão parte da programação do evento
Foto: Divulgação/PMCI

Renomados chefs de cozinha e tradicionais agroindústrias da região sul capixaba estarão entre as atrações da Exposul Gastronomia 2022, que será realizada em Cachoeiro de Itapemirim, de 7 a 9 de abril, no pavilhão da Ilha da Luz.

Será a primeira vez do evento no pavilhão, que vai possibilitar ambientes mais espaçosos para expositores e visitantes, além da inclusão de novos atrativos, como uma cozinha de roça e fazendinha para a criançada.

Um dos destaques da feira será a etapa capixaba do Festival Enchefs Brasil, que vai eleger os três chefs que representarão o Espírito Santo no evento nacional em Macapá, capital do Amapá, no segundo semestre. “A gastronomia capixaba é muito rica e é uma alegria mostrar isso para Cachoeiro, para o Brasil e o mundo, através da Exposul”, afirma o chef Gilson Surrage, coordenador do evento e embaixador da gastronomia capixaba há 3 anos.

Também haverá programação de aulas show, que ficará a cargo dos municípios convidados e vai incluir receitas salgadas, sobremesas e confeitaria, preparo de cafés e drinks.

“Os ingredientes produzidos na roça se transformam em obras de arte nas mãos hábeis dos chefs de cozinha. Na Exposul Gastronomia, eles se encontram e dão oportunidade ao público em geral de experimentar essas maravilhas, pois muita gente não tem acesso a restaurantes estrelados”, explica o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Mais de 50 estandes vão expor e comercializar artesanato e produtos da agroindústria sul capixaba e cafés especiais, além de veículos e equipamentos. Também não vai faltar boa comida e cervejas artesanais para quem gosta de usufruir de bons momentos com a família e amigos. Apresentações culturais e musicais encerrarão a programação em todos os dias.

“A Exposul Gastronomia cresceu e, com isso, precisou de uma nova casa, que passa a ser a Ilha da Luz. Nossas expectativas são as melhores para mais essa edição do evento, que tanto tem contribuído para divulgar as potencialidades de Cachoeiro e demais municípios da região sul capixaba, em diversos segmentos”, afirma o prefeito Victor Coelho.

A Exposul Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município. O evento tem o apoio das principais instituições do setor, como Sebrae, Aderes, Senar e OCB, e patrocínio da BRK e Sicoob.