ExpoSul Rural 2019 colocará turismo de experiência em destaque

Visitantes do evento vão poder acompanhar processo de fabricação de agroindústrias

O turismo de experiência propõe a interação direta dos visitantes com os espaços visitados, consolidando-se como um novo nicho de mercado na área. Essa nova forma de lidar com os turistas estará presente na ExpoSul Rural 2019, que acontecerá de 10 a 14 de abril, no Parque de Exposições de Cachoeiro.

Durante o evento, a agroindústria de laticínios Sabor nas Montanhas, de Venda Nova do Imigrante, manterá uma minifábrica que dará a oportunidade de visitantes participarem da fabricação de queijos e iogurtes – com apoio financeiro do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Espírito Santo (Sindilates).

Um dos proprietários, Dilton Ruas Alves, explica que o estabelecimento iniciou, há um ano e meio, o projeto Venha Fazer o seu Queijo, que permite que grupos de turistas fabriquem seus queijos junto à equipe da agroindústria, em um ambiente descontraído.

“A ideia surgiu de uma necessidade de agregar valor aos nossos produtos. Os clientes trazem bebidas e degustam os produtos, ao mesmo tempo que aprendem a produzi-los. Com isso, nós criamos um ambiente de cultura, lazer e diversão. Nós mesmos nos divertimos muito durante as atividades”, afirma Dilton, cujo empreendimento funciona há 37 anos.

A agroindústria de biscoitos Luzia e Nair, também de Venda Nova, é outro estabelecimento que decidiu apostar no turismo de experiência nos últimos anos. Na ExpoSul Rural, o empreendimento, há 30 anos em atividade, usurá o seu estande para divulgar o novo serviço que passou a oferecer.

“Antes, nas visitas à agroindústria, os turistas basicamente conheciam a nossa história. Agora, têm a oportunidade de se inserir no processo de fabricação dos biscoitos, aprendem novas técnicas, conhecem os ingredientes. Nós também criamos pequenas competições entre as famílias para tornar tudo mais agradável e divertido”, destaca Rodolpho Sá, consultor da Luzia e Nair.

“Além de fortalecer as marcas das agroindústrias, o turismo de experiência contribui para o enriquecimento cultural e a preservação de tradições no ambiente rural, aliando entretenimento e conhecimento”, comenta o secretário municipal de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.

“A presença desse novo nicho de mercado na ExpoSul Rural fortalece ainda mais o evento. Tanto os visitantes, quanto os próprios expositores terão a oportunidade de conhecer algo novo e trocar experiências”, completa o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Programação

A ExpoSul Rural é uma realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, em parceria com o Sindicato Rural do município, sendo considerado o maior evento do setor agro do Espírito Santo. A programação contará com Feira de Negócios, Exposição Agropecuária, Programação Técnica (cursos gratuitos), Área Demonstrativa de Técnicas e Produtos Agrícolas, Espaço Novas Tecnologias, entre outros atrativos. Serão 350 expositores, e é esperada a visita dezenas de milhares de pessoas da região.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse www.exposulrural.com.br.