ExpoSul Rural 2019 começa nesta quarta-feira (10) em Cachoeiro

Portões do Parque de Exposições serão abertos às 14h, e a cerimônia de abertura será às 19h

A ExpoSul Rural 2019, maior evento do setor agro sediado no Espírito Santo, terá início nesta quarta-feira (10), em Cachoeiro de Itapemirim. A abertura dos portões do Parque de Exposições do bairro Aeroporto, local da feira realizada até domingo (14) pela Prefeitura de Cachoeiro e pelo Sindicato Rural do município, ocorrerá às 14h, e a cerimônia oficial de abertura está marcada para as 19h.

Com 350 expositores do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a ExpoSul terá cinco dias de programação diversificada, que deverá atrair mais de 50 mil visitantes. Entre as atividades estão: Feira de Negócios, com presença de 98 empresas de variados portes; Exposição Agropecuária, com exposição de gado, concursos e competições; Programação Técnica, com 5 mil vagas para mais de 100 horas de capacitações gratuitas; Tecno ExpoSul, espaço dedicado a startups e novas tecnologias; e Área Demonstrativa de Técnicas e Produtos Agrícolas.

E não faltará entretenimento. Este ano, a Fazendinha Educativa terá lagoa com peixes, horta interativa, fogão a lenha – de onde serão servidos broa e café aos visitantes – e casa da roça, recriando o ambiente de uma residência campestre com os utensílios rurais. Também haverá bastante curtição para os visitantes com a tirolesa e o slackline, que compõem a programação da 1ª Exposição de Esportes de Aventura de Cachoeiro.

O público poderá aproveitar, ainda, comida típica, apresentações musicais e de dança, manifestações folclóricas e espaço pet. Outras atrações são a Feira Escolar e a Trilha Ecológica. Nesta edição, os visitantes contarão com área mais ampla para estacionamento (gratuito) nas dependências do Parque.

“Estamos organizando um evento com muitos atrativos tanto para quem atua no campo quanto para o público em geral, levando para o Parque de Exposições o que o agro tem de melhor”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

“A ExpoSul Rural é um espaço importante de encontro de todos os componentes das cadeias produtivas do agro sul capixaba com os seus parceiros do restante do Espírito Santo e de outros estados. Preparamos a programação com muito carinho, para que os visitantes e expositores possam vivenciar o ambiente rural em todas as suas potencialidades durante o evento”, completa o presidente do Sindicato Rural, Wesley Mendes.

Segurança

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, durante todo o evento será mantido no local um ponto de apoio para a Guarda Civil Municipal. O esquema de segurança também contará com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e seguranças contratados. Não estão previstas mudanças no trânsito na região da feira.

Primeiro dia

Além da cerimônia de abertura, o primeiro dia terá diversas atividades. Na Programação Técnica, haverá minicurso de pintura em tecidos (14h às 17h e 18h às 21h), aula show e degustação de sucos antioxidantes (15h às 16hh30 e 17h30 às 19h), minicurso de culinária com derivados do cacau (15h30 às 17h30) e minicurso de culinária com dietas especiais (18h às 21h), além de bate-papo sobre como aumentar vendas na internet (16h) e palestra sobre suplementação de gado leiteiro (18h).

Na Tecno ExpoSul, ocorrerão apresentações de casos de sucesso de empresas e palestra sobre ações de apoio ao setor agro. Também nesta quarta-feira, serão realizadas reuniões técnicas de órgãos e instituições. Está previsto, ainda, o lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Setades), além de novos produtos de expositores.

Para se inscrever nas capacitações e saber mais detalhes da programação, acesse www.exposulrural.com.br.

Quarta (10), quinta (11) e sexta (12): 14h às 22h
Sábado (13): 9h às 22h