ExpoSul Rural 2019 movimentou R$ 25 milhões em negócios

Evento foi realizado de quarta (10) a domingo (14), no Parque de Exposições de Cachoeiro

A ExpoSul Rural 2019, realizada de quarta (10) a domingo (14), no Parque de Exposições de Cachoeiro, proporcionou movimentação de aproximadamente R$ 25 milhões em negócios. O valor inclui negociações fechadas durante o evento e comercializações prospectadas, superando em 80% a expectativa inicial da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município, organizadores da feira.

A ExpoSul teve cinco dias de programação diversificada, atraindo cerca de 50 mil visitantes. Entre os 350 expositores estiveram instituições, prefeituras, empresas, produtores, cooperativas criadores e agricultores familiares. “O evento foi muito bom. Tive a oportunidade de fazer bons negócios, com muitas opções e reencontrar amigos”, comentou Nacif Honorio Alcure, criador de Ibatiba especializado em gado Guzerá NF.

As mais de 100 horas de capacitações contaram com 3 mil participantes, em atividades que incluíram desde minicursos de culinária e artesanato até palestra sobre mastite, um problema muito comum que afeta a produção de leite.

Houve ainda a Tecno ExpoSul, espaço para startups e inovações no meio rural, Feira Escolar, reunindo estudantes e professores de 18 escolas da rede municipal de Cachoeiro, e Trilha Ecológica. Também não faltaram boas opções de entretenimento e cultura com a Fazendinha, 1ª Exposição de Esportes de Aventura, apresentações de música e dança e uma praça de alimentação com delícias gastronômicas especialmente preparadas por agroindústrias da região.

Exposição Agropecuária

Um dos principais destaques, a Exposição Agropecuária contou com exposição de gado leiteiro (Girolando, Holandês e Gir) e de gado corte (Nelore, Guzerá, Brahman, Simental e Senepol), leilão de bovinos, feira de novilhas e de touros e exposição e leilão de ovinos e caprinos. No total, foram 700 bovinos e 60 ovinos e caprinos.

As provas equestres (Laço Campista, Três Tambores e Copa de Marcha) tiveram 350 competidores em diversas categorias, havendo distribuição de prêmios no total de R$ 14.160 em dinheiro e, ainda, 15 bezerras da raça Nelore.

No Concurso Leiteiro, foram 60 competidores, com 7,1 toneladas de leite produzidos, havendo distribuição de prêmios entre R$ 1 mil e R$ 7 mil em quatro categorias. E ocorreram também as ranqueadas de 92 animais das raças Nelore e Girolando, válidas para o ranking nacional.

Satisfação

A Ouvidoria Geral de Cachoeiro realizou uma pesquisa de satisfação com expositores e visitantes da ExpoSul. De acordo com o órgão, das 470 pessoas ouvidas, 350 consideraram que o evento atendeu as expectativas e 66, que superou.

“A cada ano, a ExpoSul Rural tem crescido cada vez mais, e hoje já podemos dizer que se consolidou como o maior evento do setor agro do Espírito Santo. Isso mostra o quão forte é o agronegócio do sul do estado e quanto ele ainda pode se desenvolver”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

“Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos com a ExpoSul Rural 2019. Conseguimos oferecer aos agricultores e agricultoras a oportunidade de conhecer novas tecnologias, participar de cursos de capacitação e atividades relacionadas com a pecuária de leite – além, é claro, das muitas opções de lazer”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

“Cachoeiro recebeu com muito orgulho o maior evento do setor agro do Espírito Santo, que tantos benefícios traz para os produtores. Que venha a ExpoSul 2020”, comemora o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho

Elas no Agro reúne 600 mulheres

A atividade de maior público na ExpoSul foi o encontro Elas no Agro Capixaba, que reuniu 600 mulheres de mais de 40 cidades do Espírito Santo no sábado (13). Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o evento proporcionou troca de experiências e confraternização entre mulheres que atuam no agronegócio capixaba, contando com a participação de figuras femininas que têm se destacado na área.

“O evento surgiu da necessidade de valorizar um pouco mais o trabalho da produtora rural. Atualmente, há de 20% a 30% de atividade rural em que as mulheres estão à frente, mas nós temos muitas produtoras que estão escondidas, então não conseguimos os dados totais. Apesar disso, 60% das matrículas nos cursos do Senar são de mulheres, o que mostra que a realidade está mudando”, explicou a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato Simões.

“É uma atividade muito importante para nós. Cada mulher que participou do encontro volta para casa com mais vontade de se aperfeiçoar e empreender no setor agro”, destacou Lilia Correia, de São Mateus, que organizou uma caravana com moradores do norte do estado para a ExpoSul.