Extensão do Pronto Atendimento Infantil atendeu 1,4 mil em dois meses

A extensão tem capacidade para atender entre 40 a 50 crianças por dia

Aberta em junho, a unidade de extensão do Pronto Atendimento Infantil (PAI) do bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, já realizou 1.407 atendimentos, cujas principais demandas foram de doenças respiratórias e suspeitas de dengue.

O espaço conta com o serviço prestado pelo Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), contratado pela prefeitura, e funciona todos os dias, das 7h às 19h, no prédio onde ficará a nova unidade do hospital, no bairro Aquidaban.

A extensão tem capacidade para atender entre 40 a 50 crianças por dia. A unidade conta com vinte e cinco funcionários e dois médicos, que garantem a assistência a crianças de 0 a 12 anos, em casos que precisam de atendimento imediato, pela gravidade do estado.

Nos dois primeiros meses de funcionamento, o local já atendeu moradores do Aquidaban e de bairros próximos como Village da Luz, Novo Parque, Rubem Braga, Abelardo Machado e Nossa Senhora de Fátima, e também de regiões mais afastadas, como Gilson Carone e Zumbi.

As ações proporcionaram um melhor nível de qualidade no atendimento à população, possibilitando o desafogo no Pronto Atendimento Infantil 24h do bairro Sumaré, que mantém a estabilidade no tempo de espera dos atendimentos.

“Nossa preocupação é cuidar de pessoas, sobretudo, das crianças. Por isso, estamos felizes pelos atendimentos que estão alcançando aqueles que precisam. Esse esforço comprova que estamos no caminho certo para prestar a melhor assistência para os cidadãos”, salienta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Recomendações

A recomendação é que se procure o PAI do Sumaré em casos emergenciais (situação crítica e atendimento imediato), como hemorragia, parada cardiorrespiratória e crise convulsiva, e em casos de urgência (atendimento em curto prazo), como torção e fratura gave, por exemplo.

Também é indicado que, após as 19h, os pais e responsáveis por crianças da região contemplada pela extensão do PAI busquem atendimento na unidade do bairro Sumaré, que funciona 24h.