Facci leva espetáculos infantojuvenis para o Teatro Rubem Braga

Peça Da mala que sai (foto) promete interação direta entre público e artistas

O VIII Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim, que será realizado desta sexta-feira (26) até 4 de agosto, terá três espetáculos especialmente direcionados ao público infantojuvenil no Teatro Municipal Rubem Braga. As atrações incluem ópera com marionetes, peça teatral e musical.

“O menino e os sortilégios” será apresentado no dia 31, às 10h, pela companhia Pequeno Teatro do Mundo (SP). Ópera para crianças de autoria do compositor francês Maurice Ravel, a obra conta a história de um menino que enfrenta suas emoções por meio do encantamento com os objetos ao seu redor, que ganham vida. Na versão do grupo paulista, a narrativa é apresentada por meio de marionetes.

“Sítio do Pica-Pau Amarelo”, por sua vez, é uma criação da Personalidades Cia Teatral (Cachoeiro) baseada no clássico universo de histórias e personagens fantásticos de Monteiro Lobato. Na encenação, que acontecerá no dia 1º de agosto, às 15h, a boneca Emília recebe um chamado do reino das águas claras e acaba embarcando em uma grande aventura com outros personagens do sítio, numa fábula que aborda a importância da preservação do meio ambiente.

Já “Da mala que sai”, do grupo Sintonia Dominó (RJ), mostra o dia a dia de uma trupe de três atores brincalhões que saem pelo mundo apresentando espetáculos diferentes em cada lugar por onde passam, utilizando objetos de suas próprias malas para criar histórias. Com muita música, fantasia e interação direta com o público, o espetáculo será realizado no dia 2 de agosto, às 10h.

“O Facci terá apresentações para todas as idades, e esses espetáculos, em particular, têm atrativos especiais para os mais novos, o que proporciona arte e entretenimento para uma faixa etária especialmente sensível à fantasia”, destaca o subsecretário de Cultura de Cachoeiro, Lucimar Costa.

Outros espaços

A programação do Facci também contempla vários espetáculos infantojuvenis ou com classificação livre em outros espaços do município. Na sexta-feira, primeiro dia do festival, a escola municipal do distrito de São Vicente receberá a peça “Lechuga Circus”, Cia Tramp de Palhaços (SP), às 15h. Já na escola Wilson Rezende, do distrito de Burarama, a Karma Cia de Teatro (SC) fará a apresentação de dança “Dois ao Cubo”, no dia 1º de agosto, às 10h.

Haverá, ainda, uma série de espetáculos ao ar livre que serão encenados na Praça de Fátima e na praça Jerônimo Monteiro, incluindo teatro lambe-lambe e intervenção de bonecos híbridos.

O VIII Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Confira a programação completa.