Estudantes inscritos no Bolsa Família começam a receber kit alimentação

A distribuição está acontecendo em escolas-polo, a partir de agendamento feito pelos gestores
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) começou a distribuir os kits de alimentação escolar para os estudantes da rede municipal de ensino cadastrados no programa Bolsa Família.

A distribuição está acontecendo em escolas-polo, subdivididas de acordo com regiões geoescolares, e em unidades de ensino do interior.

Elaine Rangel de Oliveira, mãe de dois alunos da rede municipal, expressa a importância da assistência para as famílias, neste período de pandemia. “Na minha casa, por enquanto, apenas meu esposo está trabalhando, por isso, posso dizer que este kit chega em boa hora. Fico feliz pela ação do governo, pois tem muita gente que está precisando”, salienta.

“Com certeza, esses alimentos vão fazer a diferença na mesa de muitas famílias. Na minha, mesmo, garanto que será uma ajuda fundamental. Estamos agradecidos por ter esse benefício, neste momento tão difícil”, ressalta Aline Brandão Ferreira.

O benefício emergencial é garantido, a alunos cadastrados no Bolsa Família, pela lei federal 13.987/2020, em períodos de suspensão das aulas presenciais motivados pela pandemia do coronavírus. Os kits são compostos por gêneros alimentícios como arroz; feijão; macarrão; sal; farinha ou canjiquinha; biscoito; leite; tomate; batata; cenoura; chuchu; ovos; banana prata e maçã.

A composição dos kits foi definida pela equipe técnica do setor de Alimentação Escolar da Seme, com respaldo na legislação 06/2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com base na quantidade per capita consumida pelo estudante no período em que estaria na escola, a fim de suprir suas necessidades nutricionais.

“A pandemia tem nos desafiado a achar mecanismos de adaptação e melhora. Estamos, da melhor maneira, fazendo isso em relação às aulas, procurando prporcionar, aos nossos alunos, o ensino-aprendizagem necessário e, também, com relação à alimentação deles. Por isso, a entrega desses kits é mais um passo importante para o enfrentamento deste período de crise”, salienta a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

A secretária explica, ainda, que os gestores das escolas municipais estão entrando em contato com as famílias para agendar a entrega, nas unidades-polo, para que não haja aglomerações.