Confira as recomendações

Famílias devem reforçar cuidados contra Covid-19 durante comemoração do Natal

É necessário seguir orientações para evitar o risco de contaminação
Foto: Ilustrativa

Faltando dois dias para a comemoração do Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim alerta que os cuidados relacionados ao novo coronavírus devem ser reforçados. Com o aumento do número de contaminados, a orientação sanitária é de que sejam evitadas reuniões e aglomerações. Nos casos em que os familiares optarem por se reunir, a atenção deve ser redobrada.

“No nosso município, mais de 230 famílias choraram a perda de entes queridos, que foram levados por essa doença terrível. É preciso ter cuidado. Estamos combatendo um inimigo invisível e muito forte, é necessário que o combatamos de maneira correta”, ressalta a secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

Veja as principais orientações:

– Locais abertos e arejados: se houver uma reunião familiar, escolha fazê-la em local aberto e com circulação do ar. Além disso, mantenha as cadeiras distanciadas e evite contato físico, como abraços e beijos;

– Reduza a quantidade de pessoas: embora a indicação dos infectologistas seja de que as interações continuem sendo virtuais, as famílias que optarem por se reunir devem, ao menos, reduzir, significativamente, o número de pessoas, em especial, se o local da confraternização for pequeno;

– Use máscaras: a utilização da máscara é indispensável e ela só deve ser retirada na hora da alimentação; o item reduz a contaminação, desde que todos estejam utilizando de forma correta – cobrindo boca e nariz;

– Higienização das mãos: lave frequentemente as mãos, com água e sabão; se não tiver, use soluções com álcool 70%;

– Atenção aos utensílios: é extremamente importante que não haja compartilhamento de utensílios, como talhares, pratos e copos;

– Pessoas dos grupos de risco e sintomáticos: pessoas que compõem os grupos de risco (acima de 65 anos, gestantes, asmáticos, fumantes, hipertensos e diabéticos) não devem comparecer às festas. Aqueles que estiverem com qualquer sintoma da doença, por mais leve que seja, também não podem participar. Lembrando que os principais sinais são: dor de garganta, coriza, tosse, febre, dor muscular e, em algumas ocasiões, perda do paladar e olfato.